Professor da UFPE coordena pesquisa nacional sobre mudanças climáticas
O cientista Ulysses Paulino de Albuquerque, do departamento de Botânica da UFPE, está à frente da Resiclima. A rede envolve pesquisadores da UFRPE, UFPB, UPE, UFMA, Unifesspa, USP, UnB, UFRN, PUC-Rio, UFU, University of Michigan (EUA) e University of Helsinki (Finlândia), além da citada Federal de Pernambuco.
O grupo lançou, este mês, o projeto de pesquisa “Determinantes Biopsicossociais na Resposta Individual e Coletiva ao Enfrentamento da Emergência Climática”. O principal objetivo da pesquisa é identificar que fatores influenciam a percepção e o engajamento públicos, no Brasil, em relação ao enfrentamento da emergência climática global.
Busca-se, assim, desvendar como os elementos da cognição humana influenciam a dinâmica social em sistemas reais e virtuais, no contexto de ações destinadas a prevenir e mitigar as mudanças climáticas. Este estudo desempenha um papel crucial na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas eficazes em resposta à crise climática global.
No dia 14 deste mês, foram aprovados os fundamentos teóricos e metodológicos do projeto, juntamente com estratégias para disseminar e popularizar suas atividades. O projeto está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que se concentra na Ação Contra a Mudança Global do Clima. Ele está em conformidade com a meta 13.3, que visa aprimorar a educação, aumentar a conscientização e fortalecer as habilidades humanas e institucionais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.
Em breve, a Resiclima lançará um website dedicado ao tema e à pesquisa.
Ouça entrevista de Ulysses Paulino de Albuquerque ao InterD
VEJA TAMBÉM
Como funciona a ciência? Com o professor Ulysses Albuquerque (UFPE); ouça
Como pensam os cientistas? Professores da UFPE explicam em livro
Fracasso: por que a ciência é tão bem-sucedida
A ciência não é negada, mas sim disputada pelos negacionistas, diz Carlos Orsi