Sobre o Interd

Por conta do seu grande talento, carisma e inteligência, David Bowie, falecido em janeiro de 2016, influenciou não só músicos de várias partes do mundo, mas também pessoas ligadas à ciência. Depois da morte dele, diversos cientistas prestaram homenagens e expressaram gratidão por Bowie tê-los inspirado a trilhar o caminho do conhecimento.

Por outro lado, o próprio cantor inglês e outros milhares de artistas criaram obras sob a inspiração do fascinante mundo das ciências. Foi baseado na interconexão dessas atividades humanas que surgiu o InterD – ciência e cultura.

O projeto integra as mídias escrita e audiovisuais (site, rádio e TV). Tendo a música como âncora, o InterD aborda assuntos relacionados à divulgação científica, saúde e cultura.

Em sua versão para rádio, o InterD – ciência e cultura é veiculado, todas às quartas, às 20h, na rádio Universitária FM do Recife e nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music, Google Podcasts, entre outras).

No programa, os e as participantes sempre são convidadas(os) a indicar músicas que tenham relação com os assuntos abordados ou que simplesmente lhes são preferidas.

No site são produzidas versões escritas de entrevistas e reportagens das edições veiculadas na rádio e os áudios dos programas são publicados na íntegra.

Artigos, reportagens, releases e vídeos também são veiculados no site – que é parceiro de conteúdo do NE10 – um dos mais importantes do Nordeste.

Objetivo

O principal objetivo do InterD – ciência e cultura é contribuir para a difusão do conhecimento, de maneira acessível e prazerosa.

Princípios

 Os princípios do projeto InterD – ciência e cultura se baseiam nas diretrizes expostas no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

Podcats de ciência e música do projeto InterD no ar

Quem faz

AD Luna – editor do site, apresentador e roteirista do programa de rádio

interdcontato@gmail.com

É um “gaúcho pernambucano”. Nasceu em Porto Alegre, cresceu no Recife, É baterista da Dom Lodo e Sargaço Nightclub. Tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras bandas. É formado em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música, onde desenvolveu o programa Mão na Massa. Foi repórter dos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco.

Foto: Milena Ferreira

Karin Schmalz – consultora científica

É uma cientista brasileira que trabalha com organizações ambientais, educacionais e de direitos humanos desde 2002. Ela trabalhou como cientista da conservação, professora universitária, tradutora, e redatora de ciências, cultura e política por mais de 25 anos.

Atualmente é consultora científica para instituições privadas, governamentais e filantrópicas. Após a graduação em Ciências Biológicas pela UFPE e o mestrado em Zoologia pela UFPB, ela recebeu seu doutorado em Zoologia pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em 2005.

Pin It on Pinterest

Share This