Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Importância das premiações literárias é tema de encontro online
“Estrelas para quê? A importância das premiações literárias” é o tema que será discutido no Quintal do Bandeira, encontro promovido pela Espaço Pasárgada, no Recife
Prêmios e concursos podem influenciar o trabalho de quem escreve? Quais os dilemas nos julgamentos de criações estéticas? Essas e outras questões serão discutidas na edição de abril do projeto Quintal do Bandeira, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O encontro virtual “Estrelas para quê? A importância das premiações literárias” será transmitido, nesta quinta (28), às 19h, por meio do canal da Secult-PE/Fundarpe youtube.com/secultpe e ficará disponível para consulta posterior.
A iniciativa é organizada pelo pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Fundarpe, em parceria com a Coordenadoria de Literatura da Secult-PE. A apresentação é de Marília Mendes, gestora do espaço.
“Vamos discutir com as pessoas convidadas o que pensam a respeito desse tipo de reconhecimento. Para isso, contaremos com as participações de dois contemplados do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, Renata Santana e Rômulo César de Melo. Além do escritor, jornalista e presidente do conselho editorial da Cepe, Marcelo Pereira”, informa Roberto Azoubel, responsável pela mediação e coordenador de Literatura da Secretaria da Secult-PE.
Sobre os convidados
Renata Santana
Escritora, recitadora, jornalista e pesquisadora. Após 18 anos recitando nos mais diversos eventos literários de Pernambuco publicou as obras “Eu me lembro”, “Na terceira margem do agora”, “Leviana da Savana” e “O amor na 5ª série aos 30”. Em 2021 venceu o VII Prêmio PE de Literatura com o livro de poemas “A mulher do Tempo”. Atualmente é bibliotecária na UFPE, onde atua na promoção da Ciência Aberta e da internacionalização da pesquisa científica produzida pela instituição de ensino.
Rômulo César Melo
É escritor, poeta e procurador federal. Publicou dois livros de contos: “Minimalidades” e “Dois nós na gravata” – vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura e premiado com menção honrosa no concurso Vânia Souto Carvalho da Academia de Letras de Pernambuco. Também lançou o livro de poemas “Bad Trip” e o volume de crônicas “Tigres Domesticados”.
Marcelo Pereira
Presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco. Foi jornalista de Cultura do Jornal do Commercio de abril de 1990 a dezembro de 2020, ocupando o cargo de editor e editor executivo de 1999 a 2020. Participou como jurado de duas edições do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. É autor de “Raimundo Carrero – A Fragmentação do Humano”, “Carlos Ranulpho – O Mercador de Beleza, “Tatuagem”, “As Aventuras de Auau-Zi-Tô”.
Sobre o Quintal da Bandeira
O Quintal do Bandeira é um encontro virtual, transmitido sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Nas conversas, convidados e convidadas trocam ideias a respeito de temas literários, realizando interlocuções com outras áreas artísticas, com foco no universo cultural de Pernambuco.
Escrita pelo poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), a crônica “O quintal” (1965) inspirou o nome do projeto. Na obra, o autor descreve sua vivência infantil no quintal da casa dos seus avós maternos – local onde hoje funciona o Espaço Pasárgada, na rua da União, centro do Recife.
(…) “As horas que eu passava no quintal eram de treino para a poesia. Na rua, com os meninos da minha idade eu brincava ginasticamente, turbulentamente; no quintal sonhava na intimidade de mim mesmo. Aquele quintal era o meu pequeno mundo dentro do grande mundo da vida”.
O programa o Quintal do Bandeira é uma realização do Espaço Pasárgada (Fundarpe) em parceria com a Coordenadoria de Literatura (Secretaria de Cultura de Pernambuco).
Serviço
Quintal do Bandeira – “Estrelas para quê? A importância das premiações literárias”
Quando: 28 de abril de 2022 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE
Veja também
Marcelo Pereira: “A cultura transforma mentes, comportamentos e realidades”
As interlocuções entre música e literatura
“O livro dos milagres”, de Carlos Orsi, investiga fenômenos espantosos da religião
Como pensam os cientistas? Professores da UFPE explicam em livro