Importância das premiações literárias é tema de encontro online

 Importância das premiações literárias é tema de encontro online

Escritora Renata Santana participa do encontro. Foto: Danilo Souto Maior

 

“Estrelas para quê? A importância das premiações literárias” é o tema que será discutido no Quintal do Bandeira, encontro promovido pela Espaço Pasárgada, no Recife

 

Prêmios e concursos podem influenciar o trabalho de quem escreve? Quais os dilemas nos julgamentos de criações estéticas? Essas e outras questões serão discutidas na edição de abril do projeto Quintal do Bandeira, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O encontro virtual “Estrelas para quê? A importância das premiações literárias” será transmitido, nesta quinta (28), às 19h, por meio do canal da Secult-PE/Fundarpe youtube.com/secultpe e ficará disponível para consulta posterior.

A iniciativa é organizada pelo pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Fundarpe, em parceria com a Coordenadoria de Literatura da Secult-PE. A apresentação é de Marília Mendes, gestora do espaço.

“Vamos discutir com as pessoas convidadas o que pensam a respeito desse tipo de reconhecimento. Para isso, contaremos com as participações de dois contemplados do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, Renata Santana e Rômulo César de Melo. Além do escritor, jornalista e presidente do conselho editorial da Cepe, Marcelo Pereira”, informa Roberto Azoubel, responsável pela mediação e coordenador de Literatura da Secretaria da Secult-PE.

Sobre os convidados

Renata Santana

Escritora, recitadora, jornalista e pesquisadora. Após 18 anos recitando nos mais diversos eventos literários de Pernambuco publicou as obras “Eu me lembro”, “Na terceira margem do agora”, “Leviana da Savana” e “O amor na 5ª série aos 30”. Em 2021 venceu o VII Prêmio PE de Literatura com o livro de poemas “A mulher do Tempo”. Atualmente é bibliotecária na UFPE, onde atua na promoção da Ciência Aberta e da internacionalização da pesquisa científica produzida pela instituição de ensino.

Rômulo César Melo

É escritor, poeta e procurador federal. Publicou dois livros de contos: “Minimalidades” e “Dois nós na gravata” – vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura e premiado com menção honrosa no concurso Vânia Souto Carvalho da Academia de Letras de Pernambuco. Também lançou o livro de poemas “Bad Trip” e o volume de crônicas “Tigres Domesticados”.

Marcelo Pereira

Presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco. Foi jornalista de Cultura do Jornal do Commercio de abril de 1990 a dezembro de 2020, ocupando o cargo de editor e editor executivo de 1999 a 2020. Participou como jurado de duas edições do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. É autor de “Raimundo Carrero – A Fragmentação do Humano”, “Carlos Ranulpho – O Mercador de Beleza, “Tatuagem”, “As Aventuras de Auau-Zi-Tô”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Sobre o Quintal da Bandeira

O Quintal do Bandeira é um encontro virtual, transmitido sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Nas conversas, convidados e convidadas trocam ideias a respeito de temas literários, realizando interlocuções com outras áreas artísticas, com foco no universo cultural de Pernambuco.

Escrita pelo poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), a crônica “O quintal” (1965) inspirou o nome do projeto. Na obra, o autor descreve sua vivência infantil no quintal da casa dos seus avós maternos – local onde hoje funciona o Espaço Pasárgada, na rua da União, centro do Recife.

(…) “As horas que eu passava no quintal eram de treino para a poesia. Na rua, com os meninos da minha idade eu brincava ginasticamente, turbulentamente; no quintal sonhava na intimidade de mim mesmo. Aquele quintal era o meu pequeno mundo dentro do grande mundo da vida”.

O programa o Quintal do Bandeira é uma realização do Espaço Pasárgada (Fundarpe) em parceria com a Coordenadoria de Literatura (Secretaria de Cultura de Pernambuco).

Serviço

Quintal do Bandeira – “Estrelas para quê? A importância das premiações literárias”
Quando: 28 de abril de 2022 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE

Veja também

Marcelo Pereira: “A cultura transforma mentes, comportamentos e realidades”

As interlocuções entre música e literatura

“O livro dos milagres”, de Carlos Orsi, investiga fenômenos espantosos da religião

Como pensam os cientistas? Professores da UFPE explicam em livro

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This