Artes

Encontro virtual discute Chico Science, Josué de Castro e João Cabral de Melo Neto

Encontro virtual Quintal do Pasárgada discute Chico Science, Josué de Castro e João Cabral de Melo Neto. A conversa vai reunir o poeta e ensaísta Francisco K. e o designer h.d. Mabuse – uma das cabeças pensantes por trás da formulação do manguebit

O que seria a poética do mangue? E onde encontrar elementos dela nas obras de Josué de Castro, João Cabral de Melo Neto e Chico Science? É com esses questionamentos em mente que a Secult-PE/Fundarpe, por meio do Espaço Pasárgada, promovem a edição de maio do projeto Quintal do Bandeira. Com o título “Antenas no Mangue do meu Quintal: Chico, Josué e Cabral”, o encontro virtual será transmitido nesta quinta (26), às 19h, no canal youtube.com/secultpe e ficará disponível para consulta posterior.

A conversa vai reunir o poeta e ensaísta Francisco K. e o designer h.d. Mabuse – uma das cabeças pensantes por trás da formulação do manguebit. O coordenador de Literatura da Secult-PE, Roberto Azoubel, participa como mediador.

Responsável pela apresentação, Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada, diz que trazer a poética do mangue para o Quintal do Bandeira era um sonho antigo. O desejo surgiu quando, há dois anos, ela conheceu o livro “Mangue-mundo”, de Francisco K. A obra seria lançada no centro cultural, mas surgiu a pandemia e “a ideia foi deixada dormindo como um poema que se faz aos poucos”, explicou ela.

“Agora, com os 30 anos do Movimento Mangue, os 25 anos de encantamento de Chico, a chegada de Azoubel, que é especialista no assunto, e parceiro no projeto, e com a presença luxuosa dos dois convidados, parece que tudo se encaixa e vem no tempo certo. Há um rio na Aurora e um mangue no nosso Quintal”, diz Marília.

Sobre os convidados

Francisco K

Poeta e crítico, nascido no Recife em 1961 e, desde a infância, morador de Brasília. Fez graduação em letras e mestrado em comunicação na UnB, com dissertação sobre o filme “Limite”, de Mário Peixoto. Realizou criações multimídia com o Grupo Heleura, de 1982 a 1987, e em outros projetos e eventos. Publicou, entre seus oito livros, “Aresta/Hagoromo”, “Eu Versus”, “Poesia e Outras Perguntas – textos críticos”, “Error” e “Mangue-Mundo – poéticas do mangue em Josué de Castro, João Cabral de Melo Neto e Chico Science”. Seu último trabalho criativo, O Rei Revém dos Infernos, foi lançado em 2021 no site https://franciscok.com.br.

h.d. Mabuse

Consultor em design no CESAR e professor de Filosofia do Design no mestrado do programa MPD da CESAR School. Mestre em Design pelo PPGDesign da UFPE, onde cursa o doutorado. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música e filosofia. Nos últimos anos tem mergulhado nas transformações nas pessoas humanas e não-humanas que se dão por meio do design, bem como no entendimento do seu potencial emancipador, do vivo e do não-vivo.

Sobre o Quintal da Bandeira

O Quintal do Bandeira é um encontro virtual, transmitido sempre nas últimas quintas-feiras do mês. Nas conversas, convidados e convidadas trocam ideias a respeito de temas literários, realizando interlocuções com outras áreas artísticas, com foco no universo cultural de Pernambuco.

Escrita pelo poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), a crônica “O quintal” (1965) inspirou o nome do projeto. Na obra, o autor descreve sua vivência infantil no quintal da casa dos seus avós maternos – local onde hoje funciona o Espaço Pasárgada, na rua da União, centro do Recife.

(…) “As horas que eu passava no quintal eram de treino para a poesia. Na rua, com os meninos da minha idade eu brincava ginasticamente, turbulentamente; no quintal sonhava na intimidade de mim mesmo. Aquele quintal era o meu pequeno mundo dentro do grande mundo da vida”.

O projeto Quintal do Bandeira é uma realização do Espaço Pasárgada (Fundarpe) em parceria com a Coordenadoria de Literatura (Secretaria de Cultura de Pernambuco).

Serviço

Quintal do Bandeira – “Antenas no Mangue do meu Quintal: Chico, Josué e Cabral”
Quando: 26 de maio de 2022 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE

Veja também

“Walking dead folia”: solidão pandêmica e política influenciaram Mundo Livre S/A

“Mangue não é fusão”, explica jornalista Renato L [Memória]

    Contato

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    26 minutos ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    29 minutos ago

    Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!

    A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…

    16 horas ago

    ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025

    ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…

    16 horas ago

    Serviço especializado oferece segurança em festas infantis

    Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…

    21 horas ago

    Hill’s apresenta SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para felinos

    A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…

    21 horas ago