CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Veja clipes de Maíra Tonezzer, Titá Moura, Ortinho, Semper Volt e Equale
Paraibano Titá Moura se junta à conterrânea Nathalia Bellar para novo single e clipe
Amigos desde 2015, os dois tiveram uma identificação imediata e desde então vêm trocando shows e canções, processo que se intensificou com a chegada da pandemia.
“Acho que a canção também representa a plasticidade das anatomias, das simetrias e assimetrias, dos encaixes e desencaixes entre as matérias. Um corpo que encaixa no outro, mas não necessariamente pertence ao outro enquanto propriedade física, e por isso podem desencaixar facilmente”, explica Titá Moura.
Equale faz versão para “San Vicente”, de Milton Nascimento e Fernando Brant
O grupo carioca Equale lançou uma versão para “San Vicente” canção de Milton Nascimento e Fernando Brant, que faz parte do antológico disco Clube da Esquina, lançado em 1972, em meio ao golpe militar.
Em entrevistas no passado, Fernando Brant afirmou que San Vicente é uma cidade fictícia “onde acontece um golpe militar”; sua intenção, diz, era “fazer uma síntese do sentimento passando pela América Latina inteira”, que também passavam por momentos difíceis na mesma época que o Brasil. A canção tem arranjos e mixagem de André Protasio, edição de vídeo de Flávio Mendes e assistência de Ana Borges.
Em “Massa Crítica” Semper Volt diz que “algo está a explodir”
Nascida em 2018, “Massa Crítica” (a música) de Semper Volt é um retrato das manifestações de 2013, que mudaram de foco quando foram aderidas por mais gente. Deixaram de ser apenas pelo vale-transporte gratuito e acabaram sendo usadas para a derrubada da presidenta Dilma Rousseff (2011-2016).
Ou seja, ao atingir uma “massa crítica” se ampliaram na sociedade. A letra fala sobre como o mesmo fenômeno pode acontecer agora ao inverso, com uma massa crítica de oposição ao governo atual.
Para entender melhor, o clipe da canção traz a explicação. Segundo a sociologia, “massa crítica” é “o número de indivíduos a partir do qual um fenômeno adquire uma dinâmica que o permite crescer em si próprio”.
Maíra Tonezzer apresenta “Água Batizada”, primeiro single de álbum de estreia
Cantora e compositora paulistana, Maíra Tonezzer apresenta “Água Batizada”, primeiro single e clipe de seu álbum de estreia, “Emerge”, que será lançado ainda neste ano.
“Minha inspiração para ‘Água Batizada’ veio da minha vivência com a capoeira, mas é uma música muito etérea, atemporal e grávida de significados. Escolhi esse single como o primeiro do álbum porque me lembra da nossa diversidade: cada pessoa que ouvia essa música me falava de um significado totalmente diferente do outro e eu, como psicóloga, acho riquíssima essa diferença humana”, diz Maíra.
Ortinho lança clipe de “Se eu não morro”
Após o lançamento do EP “Caruarus”, o cantor e compositor caruaruense Ortinho lança o clipe da música “Se não eu morro”. A canção foi composta em parceria com Anastácia e Zeca Baleiro e contou com a produção de Yuri Queiroga.
O vídeo foi dirigido pela atriz mineira Glauce Guima e filmado no Rio de Janeiro, na praia do Flamengo. A equipe de produção foi composta por amigos e parceiros.
“A ideia foi criar um projeto que retratasse esses tempos difíceis de pandemia, trazendo um pouco de leveza e de esperança”, explica Ortinho.