Oficina de Assessoria de Imprensa para Artistas Independentes
Ministrada pelo comunicador e artista Gabriel Vila Nova, a Oficina de Assessoria de Imprensa para Artistas Independentes já está disponível em 4 videoaulas no Youtube. O projeto, aprovado na Lei Aldir Blanc Pernambuco – 2021, busca explicar a artistas a atuação e importância de uma assessoria de imprensa, como escrever um release de lançamento e dicas para conseguir divulgar produtos culturais em portais de comunicação. As aulas podem ser assistidas no canal profissional do oficineiro no Youtube .
“Enquanto artista que também trabalha com comunicação, percebi que parte dos artistas independentes, sobretudo os que estão iniciando uma carreira profissional, não têm fácil acesso a um conhecimento, mesmo que básico, sobre a importância da assessoria de imprensa e sobre como divulgar seus lançamentos para portais de comunicação”, conta o comunicador, que possui 24 anos. A finalidade da oficina, além de democratizar o conhecimento, é buscar auxiliar artistas – que muitas vezes não dispõem de recursos suficientes para contratar assessores de imprensa para todos os lançamentos – a atingir resultados de divulgação, mesmo que para portais da localidade do artista.
A importância do curso em questão deve-se a três fatores que tornam o serviço de assessoria de imprensa imprescindível para o artista. O primeiro diz respeito à própria divulgação do trabalho artístico produzido para um novo público; o segundo se deve ao fato da importância de existência de matérias na mídia para a comprovação da atividade artística perante instituições e editais; o terceiro fator consiste no papel das matérias em portais na percepção da atividade artística enquanto profissional e na construção de credibilidade do artista.
O projeto é financiado pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, através da Lei Aldir Blanc – 2021. Todo o conteúdo foi planejado e gravado pelo próprio oficineiro e posteriormente editado por Cecília Távora, que também é responsável pela identidade visual do material de divulgação.
Sobre o oficineiro
Gabriel Vila Nova é estudante do curso de Comunicação Social com ênfase em Produção Cultural e Mídias Sociais, ofertado no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Além disso, assina artisticamente como Gael Vila Nova enquanto cantor, compositor, músico e poeta.
Além de estudante na área de comunicação desde 2019, o proponente une escrita e cultura desde março de 2020, quando passou a integrar o grupo de colunistas mensais do portal de jornalismo cultural Café Colombo, espaço onde desenvolveu, até o início de 2022, a escrita de resenhas, artigos, reportagens e entrevistas sobre temas como música, literatura e cultura popular.
Começou a trabalhar como assessoria de imprensa também em 2020 a partir da necessidade de divulgação do próprio trabalho enquanto artista e até hoje atua como freelancer na área.
Assista aos vídeos gratuitos
Veja também
Laís de Assis participa do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife
Kira Aderne é a segunda convidada do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife
Bia Villa-Chan participa do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife