Rádio

Bia Villa-Chan participa do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife

Bia Villa-Chan participa do programa InterD – música e conhecimento, apresentado pelo músico e jornalista AD Luna

O InterD – música e conhecimento recebe, nesta quarta (26), às 20h, na Universitária FM do Recife, a multi-instrumentista, cantora, compositora, dentista, mestra em engenharia biomédica na área de física nuclear Bia Villa-Chan.

Nesta primeira parte da conversa com o músico e jornalista AD Luna, Bia falou sobre os primeiros passos na música, frevo, carnaval, vacina, ciência, guitarra, Jimi Hendrix, entre outros temas.

A entrevista com Bia Villa-Chan faz parte da série especial InterD – mulheres instrumentistas do Recife, que que foi viabilizada por meio do edital Bráulio de Castro, da Lei Aldir Blanc, realizado pela secretaria de Cultura do Recife.

O conteúdo da conversa também está disponível em um player aqui no site e nas principais plataformas de streaming.

Edição e áudio: Pedro Santos / Estúdio Bacamarte

Bia Villa-Chan participa do InterD. Ouça

Ouça “Bia Villa-Chan fala sobre música, carnaval, frevo, ciência e mais no InterD #16” no Spreaker.

Ouça “Ouça segunda parte da entrevista com a multi-instrumentista Bia Villa-Chan #19” no Spreaker.

Mais sobre Bia Villa-Chan

Bia Villa-Chan foi iniciada na música, aos 6 anos, pelo avô Heitor Villa-Chan, um dos criadores do bloco Pirilampos de Tejipió (citado na clássica canção Valores do passado, de Edgar Morais).

Depois do empurrão inicial e essencial, ela passou a dominar com naturalidade instrumentos como a guitarra, o contrabaixo, a bateria, o clarinete, o sax e o piano. Mas a carreira seguiu outro rumo: Bia enveredou pelo campo da saúde e estudou odontologia.

Fez bacharelado pela UFPE, tornou-se mestre em engenharia biomédica na área de física nuclear, entrou no doutorado em ciências biológicas no campo da genética vegetal até topar com as artimanhas da vida: descobriu um câncer na tireoide, em 2017, e, após enfrentar a doença, decidiu se reencontrar de forma definitiva e exclusiva com a música.

A curta, mas vigorosa, trajetória de pouco mais de três anos como artista profissional já amealhou o prêmio de Melhor Cantora de MPB, na 10ª edição do Prêmio da Música de Pernambuco, o Troféu Gonzagão, considerado o “Oscar da música nordestina”, e legou ao público os EPs Pedacinho de Mim e GiraSons.

O disco, recheado de composições assinadas por medalhões da música nacional, como Sivuca, e de trabalhos em conjunto com colegas da dimensão do próprio Alceu Valença e do guitarrista baiano Armandinho Macêdo, acomoda com harmonia clássicos regionais, músicas carnavalescas e sincretismo religioso.

Em 2020, pouco depois de lançar o segundo EP, GiraSons, ela divulgou o clipe da faixa Rumo do céu e do mar e uma versão para o clássico Lágrimas de folião, de Levino Ferreira. Durante o carnaval, tocou no Recifeblico e da imprensa no decorrer da maratona que envolveu o Recife, Olinda, Salvador e São Paulo. A programação contemplou o Galo da Madrugada – na capital Pernambucana e em São Paulo -, além do trajeto Barra-Ondina, ao lado de Armandinho Macêdo, filho de Osmar Macêdo, um dos inventores do trio elétrico, show no Palco Fortim e ainda no Polo Brasília Teimosa.

DISCOS

Em 2018, a artista deu um dos mais importantes passos em sua carreira, quando gravou seu primeiro EP, intitulado Pedacinho de Mim. O trabalho apresentou seis faixas, sendo elas: a homônima Pedacinho de Mim, A Viagem, Amálgama, Bossa Pra Bia, Perdida; e Recife Nagô. A obra teve direção musical de Cesar Michiles e composições de Jota Michiles, Daniel Bruno, Marco Mirti e Antônio Siqueira Campos.

O segundo EP, GiraSons, contém sete faixas, entre inéditas e lançadas ao longo de 2019, com duas composições bônus: Recife Nagô (de Jota Michiles) e Amálgama (de Marco Mirti).

O disco debuta com a música Pirata José, regravada por Bia Villa-Chan em parceria com o autor, Alceu Valença, e cujo clipe desembarcou na internet às vésperas da Folia de Momo. O single aborda o amor fugaz de carnaval, tema também retratado em Morena Jambê (de Don Tronxo, Edinho Queiroz e Marcondes Sávio).

A veia romântica, com a sonoridade situada entre o bandolim pernambucano e a guitarra baiana, repousa ainda em Vida Boa (de Armandinho Macêdo e Fausto Nilo), elo de uma parceria da cantora com o músico soteropolitano celebrada com show no Teatro Isba no mês passado e na participação dele em Morena Jambê.

O disco resgata a tradicional Feira de Mangaio (de Sivuca e Glorinha Gadêlha), em performance impactante de Bia Villa-Chan no manuseio do bandolim, também percebida na instrumental Duda no Frevo (de Senô). O álbum oferece, ainda, a delicadeza da idílica Aldeia (de Nosly Marinho e Celso Borges), composição com incursão afetivo-histórica pela herança portuguesa.

Veja também

Lourdinha Nóbrega, maestrina, professora e saxofonista – InterD TV

Joanah Flor: música e feminismo no InterD TV

InterD TV recebe Joana D’arc Cintra, cantora da Triinca

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    1 dia ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    1 dia ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    2 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    2 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    2 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    2 dias ago