Banda recifense Vanilla Blue exalta educação e resistência em clipe
“Retrocesso” é um convite fervoroso à resistência e à luta pela equidade. A música é a primeira autoral da banda recifense Vanilla Blue
A banda recifense Vanilla Blue lançou, nesta quinta (12), o single e videoclipe da música “Retrocesso”. Criada em 2019, o quarteto feminino de pop e rock é composto por mulheres com grande experiência nas noites musicais de Pernambuco. Na formação, Ju Macedo (vocal), Rebeca Claus (guitarra), Patrícia Cedraz (baixo) e Nira Santos (bateria). A música é o primeiro trabalho autoral da VB.
Composta por Rebeca e Claudia Ferraz, “Retrocesso” está disponível nas principais plataformas de streaming. A canção foi gravada e mixada por Paulo Umbelino, no Fábrica Estúdios, no Recife. O vídeo tem direção e roteiro de Mozart Albuquerque. A direção de fotografia e montagem é de Felipe Soares.
“A música e o clipe são fortemente influenciados pelo atual cenário político. ‘Retrocesso’ é um convite fervoroso à resistência e à luta pela equidade. Ela destaca a importância da cultura e da educação, que são tripulantes chave guiadas por uma capitã, a esperança, nesse maremoto de conservadorismo em que a gente está passando agora”, explica Ju Macedo.
O baterista AD Luna participou da gravação da música e do clipe como convidado. Ele tem substituído Nira Santos, que está passando uma temporada na França.
Luna toca atualmente nas bandas recifenses Sargaço Nightclub e Dom Lodo e já teve passagens pela Monjolo e Querosene Jacaré – com as quais gravou três CDs.
Ouça “Retrocesso” nas plataformas digitais: https://onerpm.link/vanillablue
Vanilla Blue contatos:
https://www.instagram.com/bandavanillablue/
Shows: (81) 99267-6119 (Elias) https://www.instagram.com/eliaskabuzz/
“Retrocesso”
(Rebeca Claus e Cláudia Ferraz)
Eles decidiram como iria ser
Nos condenaram a servir e a nos encolher Sentenciados a fracasso e abandono
Sem horizonte, sem atalho, feito cães sem dono
Pra tirar leite de pedra, tiramos de letra! Pra resistir basta existir, não se submeta! Se à corte interessar, eles mandam fuzilar
E assim somos tangidos num retrocesso secular
Na Pátria Armada o nosso escudo é a Educação E a Cultura, psicotrópico para esta aberração
A Esperança enfadada é capitã em alto mar Esbravejando aos tripulantes que é hora de lutar
Pra tirar leite de pedra, tiramos de letra! Pra resistir basta existir, não se submeta! Se à corte interessar, eles vão adulterar
E assim somos tangidos num retrocesso secular
Este projeto foi incentivado pela Lei Aldir Blanc através do Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE da Secretaria do Estado de Pernambuco.
Veja também
Fernanda Lira sobre o Racionais: “É uma dose de consciência de classe”
Joanah Flor: música e feminismo no InterD TV
Kira Aderne é a segunda convidada do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife
Bia Villa-Chan participa do InterD – Mulheres Instrumentistas do Recife