Ylana lança primeiro single do novo álbum nesta sexta-feira (26)
Ylana lança “Grão de mundo inteiro” em parceria com Manuca Bandini com produção musical de Yuri Queiroga, irmão de Ylana, ganhador do Grammy Latino
A cantora pernambucana Ylana lança, nesta sexta-feira (26/1), o single “Grão de mundo inteiro”. A faixa faz parte do álbum “Janga”, que chegará às plataformas digitais em março. A música foi a primeira que a artista compôs para o novo álbum.
“Grão de mundo Inteiro” convida o ouvinte a mergulhar em um universo lúdico que está profundamente conectado à essência da artista. “Compor Grão de mundo inteiro em parceria com um dos meus poetas favoritos, Manuca Bandini, foi um presente. Nossa primeira composição foi também a primeira música feita na intenção desse novo álbum. Nela, contamos uma história que transcende o tempo e convida as pessoas a se conectarem com a sua verdadeira essência”, afirma Ylana.
A produção musical foi feita por Yuri Queiroga, irmão de Ylana, ganhador do Grammy Latino. “Ouvir a nossa canção, com o arranjo lindo de Yuri, foi muito emocionante. O sentimento foi de realização e de que é possível sonhar e trabalhar em prol da beleza e da poesia”, ressaltou Bandini.
A parceria musical de Ylana com Manuca Bandini vem desde “Calcanhar”, canção interpretada por ela e composta por Bandini e Yuri, que está no disco de estreia da cantora e regravada recentemente por Elba Ramalho e pelo projeto Terral, formado por Yuri e Pedro Luís. Recentemente, “Calcanhar” ganhou um remix, em celebração aos 10 anos de lançamento do fonograma. A nova versão teve produção assinada pelo DJ Dolores, em parceria com Yuri Queiroga.
Histórico- Ylana começou a carreira profissional aos 4 anos, gravando seu primeiro jingle e participando de comerciais de TV. Consolidou-se como cantora em 2013 com o lançamento de seu primeiro álbum autointitulado “YLANA”. O álbum recebeu aclamação do público e crítica, ficando em 2º lugar no ranking de álbuns brasileiros no Japão. Desde então, a cantora continuou a deixar sua marca no cenário musical, participando de projetos variados, como a gravação da canção “Dois Corações” em parceria com Ayrton Montarroyos, indicada ao Grammy Latino.
Ao longo dos anos, Ylana expandiu sua presença artística, lançando seu segundo álbum, “Vento”, em 2017, e participando de projetos como o musical feminista “A Dita Curva”. Em 2020, a cantora contribuiu para o tributo a Accioly Neto, “Natureza Sonhadora”, e lançou o single “Somos Ondas”. Em 2022, celebrou os 30 anos do Manguebeat com um show memorável. Em 2023, Ylana apresentou uma releitura da música “Frevo e Ciranda”, de Capiba, além de relançar o single “Calcanhar” em parceria com DJ Dolores e Yuri Queiroga, com uma versão Remix dançante, mas mantendo a essência poética que a projetou para o cenário nacional em 2013.
Com origem em uma família de artistas, a cantora, compositora e atriz é neta de Luiz Queiroga, radialista, autor, compositor, diretor e humorista com forte atuação a partir dos anos 1950. É também neta da cantora paraibana Meves Gama, considerada uma das mais belas vozes da era de ouro da rádio pernambucana. É filha da cantora Nena Queiroga, eleita rainha do Carnaval do Recife, e do Maestro Spok, reconhecido internacionalmente por sua orquestra de frevo.
VEJA TAMBÉM
Forfun anuncia estreia da turnê NÓS em Belém
Forró de Cabo Arrabo se apresenta em Olinda
Prévia do “Enquanto Isso na Sala da Justiça” apresenta Ney Matogrosso, Manu Chao e BaianaSystem