Yamandu Costa: “Reaprendi a tocar com Dominguinhos” [Memória]
Por AD Luna
São Paulo, Auditório Ibirapuera. Setembro de 2007. Duas gerações, dois grandes músicos da música brasileira. Um nordestino, o outro sulista.
Nesta entrevista, feita para o programa Mão na Massa, Yamandu e Dominguinhos contam como se conheceram, falam da parceria, das peculiaridades dos estilos musicais de cada um e como eles se completam.
A conversa foi gravada numa tarde de passagem de som e durante o show. A apresentação registrada foi lançado em DVD.
A gravadora Biscoito Fino também lançou um CD, no qual os artistas interpretam obras deles e de gente do calibre de Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Sivuca e Tom Jobim. O disco “Yamandu + Dominguinhos” não está mais disponível em mídia física, apenas em streaming.
Com um ar de encantamento, o violonista relatou que, certa feita, depois de improvisar no violão tocando “milhares de notas”, disse que viu o amigo pernambucano executar apenas quatro notas na sanfona. “As quatro notas mais lindas do mundo! Nesse momento, aprendi que tocar era tocar com o coração”, derreteu-se.
Assista ao outro vídeo da entrevista.
Dominguinhos e Yamandu Costa falam sobre parceria no Mão na Massa e das similaridades e diferenças entre a cultura do Nordeste e do Sul