Violeira pernambucana Laís de Assis lança primeiro single da carreira

 Violeira pernambucana Laís de Assis lança primeiro single da carreira

A violeira e compositora Laís de Assis. Foto: Sidarta

 

Violeira, violonista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora. A pernambucana Laís de Assis, uma das mais celebradas revelações da viola e da música instrumental brasileira, lança nesta sexta (5), nas principais plataformas de streaming, “Terra vermelha”. O primeiro single da artista integra o álbum “Ressemântica”, marcado para sair no dia 26 de novembro.

Composta por Laís, “Terra vermelha” imprime o sotaque da viola nordestina buscando criar diferentes ambientes sonoros com o instrumento. A múisica conta com a participação especial do percussionista Gilú Amaral, que apresenta um pulsante e envolvente encontro de alfaia e caxixis, com os contrapontos da tuba de Alex Santana e da percuteria de Johann Brehmer.

“’Terra Vermelha’ é reverência ancestral, instinto e luta. É chão fértil que cuida das suas raízes para assim florescer e frutificar. A composição é uma costura sonora inspirada nos ponteados das cantorias do repente nordestino”, destaca Laís de Assis.

Tanto a capa do single quanto a capa do disco “Ressemântica” foram criadas pela artista Karina Freitas.

O álbum “Ressemântica” é financiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE), do Governo de Pernambuco.

Violeira pernambucana Laís de Assis lança primeiro single da carreira
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
A violeira e compositora Laís de Assis. Foto: Sidarta

Trajetória da violeira pernambucana Laís de Assis

Formada em viola de dez cordas (2018) e violão popular (2013) pelo Conservatório Pernambucano de Música, Laís de Assis foi aluna do professor e o mestre violeiro Adelmo Arcoverde. É graduada em Música Licenciatura pela UFPE (2016), mestre em etnomusicologia pela UFPB (2018).

Participou de importantes eventos como o Festival RecBeat-SP (2021), Festival Cordas World Music-Açores, Portugal (2021), Festival Duos (2021), do Projeto Memória Brasileira-Violeiros do Brasil (2021), Sesc Jazz-Sesc Pompéia SP (2021) com Amaro Freitas e Ancestral Cumbe e da Abertura do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (2021).

Além do trabalho com a viola solo, Laís se apresenta com seu trio, integrado por Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão). É ex-integrante do coletivo artístico feminino “A Dita Curva” e tem acompanhado vários artistas da cena musical pernambucana como as cantoras Isaar e Renata Rosa.

Foi professora de música do Sesc Pernambuco (2017-2020), onde coordenou alguns coletivos artísticos, dentre eles o Núcleo de Pesquisa em Música Nordestina e dirigiu o espetáculo musical instrumental “Desemudecer” do Grupo de Choro do Sesc-PE, em 2019.

Links:

https://www.facebook.com/laisdeassisviola/

Instagram: @lais_deassis

Canal no YouTube: https://bit.ly/3mC6N4m

Laís de Assis no Música #EmCasaComSesc

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This