Corporativas

UPE possui 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina

Na divulgação do índice em 2023, a UPE contou com cinco pesquisadores, seis em 2022 e sete em 2021. Entre as 575 instituições analisadas no Brasil, a Universidade de Pernambuco está na 80º colocação, constituindo-se como uma das mais produtivas da região Nordeste

A Universidade de Pernambuco (UPE) possui 134 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina. Os dados foram apresentados pelo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index), que se constitui em um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade. O índice foi desenvolvido em 2021, usando os valores totais e dos últimos 6 anos do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Na divulgação do índice em 2023, a UPE contou com cinco pesquisadores, seis em 2022 e sete em 2021. Entre as 575 instituições analisadas no Brasil, a Universidade de Pernambuco está na 80º colocação, constituindo-se como uma das mais produtivas da região Nordeste. A instituição é a 165º mais produtiva da América Latina, resultado das ações de expansão, desenvolvimento e investimento nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nas diferentes unidades de educação e saúde.

Destaca-se que em 2023, a UPE apresentou melhoras em diferentes índices, a exemplo do Índice Geral de Cursos, com conceito 4, Ranking Universitário Folha, The World University Rankings e QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean. Os números demonstram o compromisso dos técnicos-administrativos, docentes, discentes e colaboradores na execução de projetos que buscam a promoção de uma educação superior de qualidade em todas as regiões de Pernambuco, além do compromisso do Governo do Estado em fortalecer a produção e difusão científica. “É fundamental reconhecer a importância de estimular a produção acadêmica e científica em Pernambuco. Estamos muito orgulhosos com o marco alcançado pela Universidade de Pernambuco. Essa é uma conquista que reflete o compromisso da governadora Raquel Lyra com a produção e difusão do saber, contribuindo significativamente para o desenvolvimento intelectual e cultural do nosso Estado”, ressaltou a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Mauricélia Vidal Montenegro.

Com um total de nove parâmetros, o AD Scientific Index apresenta a classificação de cientistas em 11 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito, Ciências Médicas e da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outras, 256 campos, 22.350 instituições, 218 países e 10 regiões. O índice possui uma metodologia que inclui a análise acadêmica voltada para a instituição, o país e a área onde o pesquisador está inserido. Os dados ajudam a compreender os resultados a médio e longo prazo de diversas políticas implementadas pelas universidades, incluindo aquelas relacionadas com ações de recrutamento e fixação acadêmicas, políticas salariais, incentivos e ambiente de trabalho científico.

“Em 2024 conseguimos ampliar o número de docentes na lista do AD Scientific Index, resultado do trabalho desenvolvido em todas as unidades de educação e educação e saúde da UPE. Continuaremos com investimentos e ações efetivas para a melhoria dos indicativos em nossa universidade. Quero parabenizar toda a comunidade acadêmica pelo resultado e destacar que continuaremos trabalhando para ampliar as nossas potencialidades”, enfatizou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora UPE.

Para conferir a lista clique aqui.

VEJA TAMBÉM

Escritora Vanessa Brunt é estudada em universidades do país

Produtos de autocuidado podem ganhar destaque em 2024

Psicóloga fala sobre a importância da educação respeitosa

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago