Artes

Teatro, dança, oficinas, brincadeiras e mais: Brincando na Praça se prepara para fim de semana de diversão no Grajaú

Encontro acontece nos dias 16 e 17 de novembro no Parque Linear Cantinho do Céu 

O Brincando na Praça anuncia mais um fim de semana de programação diversificada e gratuita na Zona Sul de São Paulo. O festival, que promove a ocupação criativa e educativa dos espaços públicos, convida toda a família para dois dias de atividades como teatro, dança, oficinas, brincadeiras, feirinha de expositores locais de gastronomia e artesanato, e mais. As atividades abordam questões importantes sobre o planeta e a sociedade, sempre em diálogo com a cultura popular. O encontro está marcado para os dias 16 e 17 de novembro, a partir das 10h, no Parque Linear Cantinho do Céu.

Nesta edição, a curadoria das atrações é de Joy Catharina, com consultoria de Aysha Nascimento, e destaca temas como sustentabilidade, saúde, bem-estar e alimentação saudável, além de questões raciais alinhadas à celebração do Mês da Consciência Negra. A curadoria do projeto também busca focar na questão do território e seus agentes, trazendo artistas e coletivos da Zona Sul, que em sua maioria atuam na própria região.

O projeto é uma iniciativa que visa ampliar o acesso à programação artística em regiões fora do centro expandido, com foco especial no público infantojuvenil e suas famílias. Ao priorizar bairros com menor acesso a conteúdos culturais relevantes, o Brincando na Praça oferece uma oportunidade valiosa de convivência, lazer e cultura para crianças e adultos.

“Por meio do teatro, dança, intervenções artísticas, oficinas e destaque das nossas tradições  populares brasileiras,  buscamos valorizar a cultura e o trabalho de artistas que, de forma sensível, trazem à tona discussões relevantes para a contemporaneidade. Produzir iniciativas como essa, para crianças e jovens, é uma grande responsabilidade. Por isso, além de oferecer entretenimento, nossas ações promovem abordagens lúdicas que incentivam a criatividade, a responsabilidade social e a cidadania “, comenta a curadora Joy Catharina

PROGRAMAÇÃO

No sábado, a programação começa com a energia contagiante da discotecagem do Graja Groove, seguida pelo Arrastão do Frevo, com o Núcleo Fervo trazendo a tradição e a alegria dessa manifestação cultural. O Baile Sobre Rodas, com Graja Groove, Miriã Castimião e Bruninho Paixão, acontece em três momentos ao longo do dia, misturando música, passinhos e patinação em uma experiência colaborativa e dançante com o público. Além disso, a Oficina Papangu de Papelão, com Uberê Guelé, oferece uma atividade divertida e educativa para as famílias construírem juntas máscaras lúdicas de papelão e tecido. Já a artista pernambucana Odília Nunes apresentará o espetáculo “Decripolou Totepou”, trazendo elementos de cultura popular e sustentabilidade com uma performance repleta de humor e criatividade. A tradicional parceria da Caravana Lúdica, com os Jogos do Mundo, também está entre os destaques com uma série de jogos tradicionais e contemporâneos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.

No domingo, o Bloco Afro É di Santo agita o público com seus ritmos afro-brasileiros, seguido pela intervenção musical e escultórica das Criaturas Instrumentosas, que mesclam sonoridade e sustentabilidade. A oficina “Da Caixa ao Jardim: Semeando o Amanhã” traz uma proposta lúdica de educação ambiental e conscientização sobre alimentação saudável, e o Barracão Cultural apresenta o “Jogo de Imaginar”, uma aventura teatral que explora a ancestralidade. O evento se encerra com a tradicional Caça ao Tesouro,  uma brincadeira cheia de charadas e surpresas que termina com uma lembrança especial encontrada pelas crianças no famigerado tesouro. A Caravana Lúdica também marcará presença no domingo e a mestra de cerimônias, Mana Bella, guiará toda a programação nos dois dias de atividade.

Este projeto é apresentado pela VR, plataforma de serviços para trabalhadores e empregadores, com apoio da Tirol, da Subprefeitura da Capela do Socorro e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. A realização é da Muda Cultural em parceria com o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) da Secretaria Municipal de Cultura.


Serviço


Datas: 16 e 17 de novembro (sábado e domingo)

Horário: 10h às 16h30

Local: Parque Linear Cantinho do Céu (Grajaú)
Endereço: R. Nossa Sra. de Fátima, 402 – Cantinho do Céu, São Paulo – SP, 04849-533

Gratuito

Sábado, 16 de novembro

10h30 Arrastão do Frevo | Núcleo Fervo

11h30 Baile Sobre Rodas | Graja Groove + Miriã Castimião e Bruninho Paixão

12h30 Oficina Papangu de Papelão | Uberê Guelé

13h00 Baile Sobre Rodas | Graja Groove + Miriã Castimião e Bruninho Paixão

14h30 Decripolou Totepou | OdÍlia Nunes

15h30 Baile Sobre Rodas | Graja Groove + Miriã Castimião e Bruninho Paixão


11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica

Domingo, 17 de novembro

10h30 Bloco Afro É di Santo

11h30 Criaturas Instrumentosas

12h30 Da Caixa ao Jardim: Semeando o Amanhã | Tricka Carvalho e Giovani Bruno

14h00 Criaturas Instrumentosas

14h30 Jogo de Imaginar | Barracão Cultural

15h30 Caça ao Tesouro

11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica

Sobre a Muda Cultural

Desde 2007, a Muda Cultural propõe inovações para a produção e difusão de ações e causas relevantes, atuando como elo entre marcas, projetos e suas comunidades. A missão da agência é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio de projetos de grande impacto social. Atua em três eixos: Gestão de Investimento Social Privado, Portfólio de Projetos Proprietários e Desenvolvimento de Projetos Sob Medida.

Sobre a VR

A VR é um ecossistema que atua colaborativamente para melhorar a jornada do trabalhador, da hora que ele acorda até a hora que vai dormir. Para gerar um impacto social positivo, a VR possui seis vertentes especializadas em mobilidade, gestão de RH, marketplaces e ofertas, estabelecimentos comerciais, serviços financeiros e benefícios em alimentação, que valorizam, simplificam e facilitam a relação entre empregadores e trabalhadores.

Sobre a Tirol

Fundada em 1974, em Treze Tílias (SC), a Lacticínios Tirol é fruto da iniciativa de algumas famílias imigrantes da Áustria, que tinham em seu sustento a cultura do leite. Desse trabalho, que começou há mais de quatro décadas, a companhia chegou à estrutura atual, que a posiciona entre os maiores laticínios do país, com milhares de colaboradores e de produtores de leite, distribuídos entre todos os estados brasileiros, proporcionando a captação de milhões de litros de leite por dia.

    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    1 hora ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    1 hora ago

    Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!

    A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…

    16 horas ago

    ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025

    ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…

    17 horas ago

    Serviço especializado oferece segurança em festas infantis

    Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…

    22 horas ago

    Hill’s apresenta SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para felinos

    A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…

    22 horas ago