Por Rebeca Gouveia
Endurecer as críticas ao sistema opressor sempre foi uma das marcas registradas de Fred 04. Assumindo um tom mais político e agora intimista, o frontman do Mundo Livre S/A se junta com o produtor musical e instrumentista, P3dr0 Diniz, e lançam a faixa “Black Friday” como estreia do novo projeto Sonofabit. O single chega nas plataformas digitais na sexta, 27 de novembro.
Com o título da faixa homônima à fatídica data, Zeroquatro propõe uma reflexão acerca do sistema capitalista e lança no meio da letra o verso “Sangrei no mega feirão”, abrindo brechas para interpretações sobre o sensacionalismo e paradoxo criado pelos meios de comunicação de massa.
“A mídia que primeiro noticia à conta-gotas a média móvel de mortos pelo COVID-19 é a mesma mídia que minutos depois anuncia o mega feirão promocional fazendo os centros de compras lotarem em plena pandemia”, revela Zeroquatro.
A faixa que reflete o modelo de consumo genocida, vem inspirada na estética folk, gênero em que Zeroquatro voltou a mergulhar durante o seu isolamento social, acompanhada pelo tempero eletrônico com os beats, baixos e efeitos de P3dr0 Diniz e os sopros de Luizinho, que participa nessa canção, se aproximando de uma balada sessentista.
É nesse lugar onde se estuda as referências do folk britânico e se adapta a uma pegada brasileira, com experimentações de novas harmonias, com cordas triangulares ou cadências líquidas (fora do tradicional, fora da convenção).
Esse é primeiro single do projeto Sonofabit, que vai funcionar como uma plataforma experimental de novas ideias, onde a dupla imprime suas novas perspectivas musicais. O próximo passo do projeto é lançar um disco e fazer uma circulação enxuta, quando for permitido diante do contexto pandêmico.
A faixa vem assinada por Zeroquatro e Pedro Diniz como produção musical e concepção artística. Já a capa do single tem a assinatura de Jorge Dupeixe, líder da Nação Zumbi, que colaborou em projetos em comum com Fred, no MLSA, como as capas de Por Pouco (2000) e O Outro Mundo de Manuela Rosário (2004), retomando agora essa parceria antiga.
Com a proposta de apresentar um lado mais intimista e experimental de Fred Zeroquatro, nasceu o Sonafabit, projeto em que Fred leva em paralelo ao Mundo Livre S/A. Como um uma espécie de lado B, Sonofabit é um lugar onde um dos precursores do movimento manguebeat se propõe a apresentar coisas mais pessoais, através de composições filosóficas e existenciais.
Sonofabit foi idealizado desde 2015 e vem marcado pelo hiato de lançamento entre o disco “Novas Lendas da Etnia Toshi Babaa (2011)” e o DVD do MLSA “DVD Manguebit ao vivo (2016)”, momento onde Zeroquatro volta a mergulhar na pesquisa do folk britânico e se inspirar em artistas como Nico, Van Morrison, John Cale, entre outros.
Depois de algumas experimentações, Sonofabit ganha uma nova roupagem ao incorporar a produção musical e instrumentação de P3dr0 Diniz, que também integra o MLSA desde 2016, somando como baixista e co-produtor musical do revolucionário disco “A dança dos não famosos” (2018).
Atualmente, o Sonofabit é um duo formado pela dupla criativa Zeroquatro e Pedro Diniz, que apresentam um trabalho fora do habitual, trazendo uma instrumentação variada entre o acústico e o eletrônico, entre sintetizadores e cavaquinho, com a voz marcante de Fred.
P3dr0 chega somando na estética com seu groove arrojado e a experiência na produção musical, tendo assinado outros discos importantes da cena independente como Di Melo e Bia Ferreira.
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…