Sociedade

Série Ideias lança livro sobre Edgar Morin em live com a presença do pensador

Série Ideias lança livro sobre Edgar Morin com lançamento virtual, nesta quinta-feira (14) e terá a participação de Edgar Morin, Danilo Santos de Miranda, Alfredo Pena-Vega, Elimar Pinheiro do Nascimento, Maurício Amazonas, Marina Silva, entre outros

As Edições Sesc lançam nesta quinta-feira (14), às 15h, o livro Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino-americano, sobre a obra do pensador francês Edgar Morin. Organizado por Alfredo Pena-Veja, Elimar Pinheiro do Nascimento e Maurício Amazonas, o lançamento acontece pela série Ideias, organizada e promovida pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.

Série Ideias lança livro sobre Edgar Morin com participação do pensador francês, o lançamento é virtual, com transmissão pelo Youtube do Sesc SP. A live conta com as presenças do diretor regional do Sesc SP Danilo Santos de Miranda, da jornalista Heloisa Pisani, do professor Edgard de Assis Carvalho, do sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento, do pesquisador Alfredo Pena-Vega, do professor Maurício de Carvalho Amazonas, da professora Teresa Salinas Gamero, da ambientalista e política brasileira Marina Silva, e do psicólogo Luís Carrizo.

O livro está dividido em três partes. Tem apresentação intitulada Morin, o filósofo da complexidade, assinada pelos organizadores da obra; depois vem a primeira parte Memórias, com textos de Danilo Santos de Miranda, Luis Carrizo, Edgard de Assis Carvalho, Cristovam Buarque, Marina Silva e Vanessa Maria de Castro.

Já na segunda parte, são as Notas sobre Morin na América Latina, com textos de Enrique Luengo González, Rubén Fontalvo, Teresa Salinas e Alfredo Pena-Veja. A terceira parte é dedicada a Ensaios e análises críticas, com textos de Guillermo Díaz Muñoz, Alessandra Bortoni Ninis, Osvaldo Luiz Ribeiro, Juan Moreno Lobón, José Eli da Veiga, Paula Stroh, Carlos Eduardo Maldonado, Jaime Retamal S., Daniele Saheb Pedroso e Michelle Jordão Machado, Celso José Martinazzo e Sinidei Pithan da Silva, e, por fim, Jolemia Cristina Nascimento das Chagas.

“De tal modo sentimo-nos implicados por sua figura que tendemos a ver as coisas do mundo sob um prisma “moriniano”. Isso acontece por alguns motivos: por sua capacidade de abordar a realidade sem simplificá-la ou encaixá-la em esquemas prévios; pela coragem contagiante que oferece um modelo ético, ajudando-nos a nutrir nossas decisões; e pelo comprometimento com uma ideia alargada de educação, que acaba por se confundir com a própria trajetória de vida de cada um: aprendemos enquanto vivemos”, afirma o diretor regional do Sesc SP, Danilo de Santos Miranda.

Série Ideias lança livro sobre Edgar Morin com lançamento virtual

Miranda, em seu texto, relembra momentos em que estiveram juntos e faz uma analogia de sua filosofia com o pensamento que ancora todo o trabalho feito pelo Sesc SP.

Em suas palavras: “Nas diversas ocasiões em que recebemos Edgar Morin, tivemos a oportunidade de caminhar detidamente por essa multiplicidade de pessoas, manifestações e conhecimentos que constrói o dia a dia do Sesc. E ouvimos dele a mesma impressão de confluência, como se seu pensamento – severamente crítico à excessiva disciplinarização das faculdades humanas – encontrasse na ação do Sesc um equivalente, que se exprimia num inusitado caleidoscópio não só de imagens, mas também de cheiros, sons, sabores, memórias e (por que não?) possibilidades de futuros”, afirma.

Segundo Maria Cândida Moraes, doutora em educação pela PUC-SP e professora aposentada da Universidade Católica de Brasília, no texto de orelha da obra, afirma que “construído por vários e renomados autores, amigos fraternos, discípulos e admiradores da obra centenária desse grande mestre, Edgar Morin, homem de muitos séculos revela alguns aspectos particulares da presença desse peregrino planetário na América Latina, onde plantou inúmeras sementes que se espalharam por todos os continentes, polinizando novas mentes e transformando os corações de todos aqueles e aquelas que lutam, de forma persistente e consistente, em prol de uma educação transformadora do pensamento e da ação humana associada a uma nova ética planetária e na redenção do amor, como um farol que ilumina a ética da fraternidade, da compaixão e do perdão. Isto é, uma ética que não se impõe como visão maniqueísta do mundo, mas como consciência moral e espiritual cada vez mais esclarecida e evoluída, inspirada por uma fé e por uma mística iluminadoras”.

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play e também pelo portal do Sesc-SP.

Da Assessoria

Veja Mais

Valsa dos Cogumelos: música psicodélica recifense vai ganhar livro

Venda de livros no Brasil superou R$ 2 bilhões bateu recorde em 2021

25 dicas de livros infantis para uma educação antirracista

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    4 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    4 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    14 horas ago

    Ratos de Porão relanção “Feijoada acidente? – Brasil” em vinil

    Primeira prensagem nacional de '"Feijoada Acidente?" - Brasil' tem edição limitada a 500 cópias (400…

    15 horas ago

    Metal recifense: resistência palestina e discurso antifascismo estão em novo disco da Pandemmy

    FAITHLESS é o quarto álbum banda de metal recifense Pandemmy lança seu quarto álbum de…

    15 horas ago

    O rock “Contra a família e os bons costumes” da banda pernambucana Desalma

    Com “Contra a Família e os bons Costumes”, A Desalma apresenta um trabalho que vai…

    17 horas ago