Semana Nacional de Museus: gestores pernambucanos dialogam sobre desafios

 Semana Nacional de Museus: gestores pernambucanos dialogam sobre desafios

Antônio Carlos Pavão, do Espaço Ciência. Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE – Fundarpe

 

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) promoveu, na tarde desta quinta (19), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, o seminário “Gestão Museal: desafios contemporâneos”. O encontro presencial ocorreu no Auditório Aloísio Magalhães, no Derby, com as presenças de Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência), Ingrid Melo (Oficina Brennand), Luciana Felix (Paço do Frevo), Marlon Meirelles (Memorial do Papangu), Mirela Leite (Museu da Abolição). O evento integrou a programação da 20ª Semana Nacional de Museus.

Sob a mediação de Albino Oliveira, da Fundaj, os gestores dialogaram a respeito dos desafios no gerenciamento das suas instituições e também de conquistas. Antônio Carlos Pavão, o decano da mesa, defendeu a volta do antigo Fórum dos Museus de Pernambuco, iniciativa que em sua visão facilitava a integração entre as instituições do estado.

Diante do contexto atual, ele disse que os museus precisam entrar numa “quarta geração” de dinâmica de funcionamento.

“Nas três primeiras, os visitantes são meros receptáculos de informações ou de formação mesmo. Queremos construir os museus de quarta geração, com a presença do que estamos chamando de visitante-pesquisador”, disse.

Como exemplo, citou atividades nas quais estudantes realizam pesquisas sob a orientação de monitores do Espaço Ciência, local interativo mantido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Pernambuco.

Luciana Félix lamentou os impactos que a pandemia da covid-19 impuseram às atividades do Paço do Frevo. Mas, apesar disso, apresentou números animadores contabilizados nos oito anos de funcionamento do Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo, completados em 9 de fevereiro de 2022.

Durante esse período, a casa recebeu 750 mil visitantes e impactou 750 artistas. O Paço também foi responsável por formar mais de 40 mil alunos.

“Venho percebendo um crescente interesse de empresas em apoiar projetos de políticas afirmativas, com recortes mais democráticos, raciais e de gênero”, acrescentou Luciana.

À frente da gestão da Oficina Brennand desde janeiro de 2020, Ingrid Melo destacou o caráter mutável da instituição.

Apesar de inicialmente não ter sido pensado para funcionar como um museu – pois foi criado como fábrica e atelier do artista Francisco Brennand (1927-2019) -, o espaço foi aberto praticamente por demanda espontânea da população e turistas. “Toda a estrutura de bilheteria, café, banheiro, tudo foi sendo feito para ir acomodando o público”, contou.

Como não possui nenhum órgão mantenedor fixo, a equipe principal de administração da Oficina (formada totalmente por mulheres) tem buscado alternativas para manter o espaço, como vendas de peças.

Entre os planos futuros, está a criação de uma escola de oleiros, voltada tanto para a formação de mão de obra interna quanto para o mercado de forma geral.

Para Mirela Leite, a extinção em 2019 do Ministério da Cultura, mudanças constantes de secretarias e de normativas trouxeram uma série de obstáculos para a gestão do Museu da Abolição e de outras instituições federais. A gestora lamentou ter dificuldades na comunicação com o público, em razão da instituição não possuir um setor de comunicação.

Localizado numa cidade conhecida pela riqueza do seu carnaval, o Memorial do Papangu de Bezerros, fundado em 2006, oferece ao público mostras de fantasias, história do papangu e atividades educativas.

“Temos a perspectiva de nos associarmos a produtores culturais que possam trazer projetos em benefício da cidade. Ano passado, conseguimos aprovar um cineclube, que deve começar as atividades a partir de agosto, com exibições quinzenais”, informou Marlon Meirelles, gestor do espaço.

Semana Nacional de Museus – 20 anos

A 20ª Semana Nacional de Museus ocorre nacionalmente entre os dias 16 e 22 de maio, com o tema “O poder dos museus”. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a ação foi instituída em 2003 com o intuito de mobilizar as instituições brasileiras a elaborarem programações focadas em determinado tema.

Via site Cultura PE

Veja também

Charles Darwin ganha exposição em São Paulo

Exposição de fotos sobre transformação feminina é prorrogada

Conheça os primeiros Patrimônios Vivos do Recife

 

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This