Ciência e saúde

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa em Pernambuco com destaque para a Caravana Ciência Móvel

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, iniciada em Feira Nova, promove a integração entre ciência e saberes populares, com oficinas, ações educativas e a caravana itinerante Ciência Móvel, que levará atividades científicas a diversas cidades do estado

Pernambuco começou na ultima segunda-feira (14) à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com uma abertura que movimentou o município de Feira Nova. O evento, que este ano traz como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, promove a integração entre ciência e saberes populares por meio de uma ampla programação que inclui oficinas e ações educativas itinerantes.

Logo no primeiro dia, a caravana Ciência Móvel iniciou sua jornada com duas vans repletas de experimentos e atividades interativas que despertaram a curiosidade de estudantes e moradores locais, proporcionando uma experiência imersiva de aprendizado. No ginásio da Escola Municipal João Murilo, o projeto levou uma programação dinâmica e envolvente, marcando o início da SNCT. “O objetivo é aproximar o conhecimento científico das comunidades do interior, tornando a ciência acessível e presente em suas rotinas. Essa iniciativa está em sintonia com as diretrizes do governo Raquel Lyra de democratizar o acesso à ciência e com o tema da SNCT deste ano, voltado para a preservação dos biomas. Mais do que transmitir conteúdos, a caravana cria oportunidades para revelar novos talentos e inspira os alunos a enxergarem a ciência sob novas perspectivas”, destacou o Diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes de Oliveira.

Entre as atividades mais concorridas estavam demonstrações de física e química, além de experiências sensoriais que explicam conceitos básicos de percepção. A presença da caravana no município faz parte de um esforço de descentralização das ações científicas, promovendo a inclusão do conhecimento. A aluna do 7º ano do ensino fundamental, Maria Luiza, ficou encantada com os experimentos, “eu nunca tinha visto de perto tantos experimentos diferentes, e pude aprender coisas novas de um jeito divertido. Agora, eu entendo melhor como a ciência faz parte do nosso dia a dia”, afirmou ela. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringe apenas à capital Recife e, com essa iniciativa, reforça a importância de aproximar a ciência das comunidades do interior pernambucano. A caravana continua seu trajeto ao longo da semana, visitando cidades como Olinda, Garanhuns, São João e Belém do São Francisco.

No Espaço Ciência, as atividades começam na terça-feira (15) com atividades e oficinas abordando diferentes temáticas, sempre conectadas ao tema dos biomas brasileiros e à conscientização ambiental. Entre os destaques do dia está a oficina “Observando os Rios”, na qual participantes analisaram a qualidade da água do manguezal Chico Science, discutindo formas de preservação.

Além das oficinas, a programação ao longo da semana contará com jogos educativos, como o “Mangue Runner”, em parceria com a Fiocruz/RJ, e um curso de jardinagem com aulas online. Outro ponto alto será a formação específica para professores, focada em temas científicos e ambientais, contribuindo para que as escolas fortaleçam o ensino de ciências.

A SNCT, que ocorre anualmente desde 2004, tem como objetivo engajar a sociedade e estimular o pensamento crítico, unindo ciência e educação em espaços públicos. Em Pernambuco, a iniciativa vai além da capital e alcança cidades do interior, como Garanhuns, Itacuruba e Belém do São Francisco, com uma programação que visa democratizar o acesso ao conhecimento científico.

ACESSE TAMBÉM

Seis em cada dez brasileiros têm interesse em temas de ciência e tecnologia

Programa InterD recebe Eder O Rocha e pastor Alexandre Cabral

Butantan abre inscrições para cursos sobre biologia animal, biotecnologia e toxinas com bolsas de estudo

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    2 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    2 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago