Corporativas

Seleção olímpica de futebol homenageia Japão

As delegações masculina e feminina ganharam avatares no estilo mangá; redes sociais também terão posts com a nova estética

A Seleção Olímpica de futebol vai homenagear o Japão, país dos Jogos de Tóquio, durante toda a competição. Os fãs da canarinha vão se surpreender ao ver os atletas desenhados em estilo oriental. A inspiração para as novas peças não poderia ser outra: os animes e mangás – símbolos do primeiro contato que muitos brasileiros tiveram com a cultura japonesa.  Quem assina a identidade visual é o estúdio Badaró Design, de São Paulo.

“O estilo está presente não apenas nos traços, mas no uso de formas básicas, nas palavras escritas em Kanji e até nos efeitos de papel e tinta, que simulam as páginas de mangá. Para fazer essa mistura do Brasil com o Japão dar certo, o segredo foi manter as feições dos jogadores e jogadoras, além de usar e abusar das cores verde, amarela e azul da Seleção”, detalha Lucas Ribeiro, head de branding da Badaró.

A principal referência cultural foi a série Captain Tsubasa (キャプテン翼, Kyaputen Tsubasa), mangá escrito e ilustrado por Yoichi Takahashi que mostra as aventuras de um grupo de jovens apaixonados por futebol.

Super Campeões

No Brasil a versão anime, chamada Super Campeões, fazia sucesso entre a criançada dos anos 90 e 2000. Outra feliz coincidência: durante uma fase inteira do mangá, o protagonista Tsubasa joga no São Paulo Futebol Clube, seu sonho de infância.

No total foram 46 avatares nipo-brasileiros, sendo 22 de cada seleção, além dos dois técnicos. Cada avatar levou inicialmente 1 hora para ser produzido – eles primeiro eram criados com um visual mais mangá e depois Augusto Camargo, Product Designer e Ilustrador na Badaró, ia adaptando e adicionando características particulares de cada um, sempre com os feedbacks da CBF.

“Tivemos a cautela em manter um equilíbrio entre não deixar uma estilização muito caricata de mangá e perder a singularidade e características particulares dos jogadores, e representar muitas características realistas dos jogadores e acabar fugindo da estilização com traços de mangá”, completa Augusto.

Seleção Olímpica 2021 – Case Badaró from Badaró Design on Vimeo.

Media Guide da Seleção Olímpica de futebol

Ramon Aguiar, designer Badaró, assina o Media Guide da Seleção Olímpica de 2021, com Desenvolvimento Front-end dos profissionais Victor Camargo, Tech Lead, e Douglas Martinez, Front-end. Thaty Campos atuou como gerente de projeto.

Durante a campanha pelo ouro olímpico, as redes sociais terão peças atualizando os placares dos jogos, a escalação e até o apito final – com destaque, claro, para o instante do gol.

“O resultado está sendo muito bacana, é legal ver as características dos atletas nos avatares. Acho que a torcida também vai gostar de nos acompanhar nas redes”, avalia Bruno Pacheco, assessor de imprensa da Seleção Olímpica e das Seleções de Base do Brasil.

“Estamos sempre buscando uma forma de dialogar com a galera mais nova em nossas redes, e esse será mais um caminho em direção a isso”, completa.

As aventuras da delegação brasileira em Tóquio prometem ser dignas de uma verdadeira saga. Enquanto a seleção masculina vai defender seu ouro, a feminina corre atrás do pódio inédito. A todos eles desejamos boa sorte, ou melhor, ganbatte! (頑張って).

Veja também

Setouchi, cultura e natureza dão o tom para conhecer o Japão regional

    Contato

    Recent Posts

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    11 horas ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    11 horas ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    12 horas ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    12 horas ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    18 horas ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    18 horas ago