São João de Caruaru começa neste sábado

 São João de Caruaru começa neste sábado

São João de Caruaru recebe Elba Ramalho. Foto Arnaldo Félix

 

São João de Caruaru começa neste sábado (04), será a abertura da festa mais aguardada de todos os tempos. A programação já começa à tarde, no novo Polo Casa Rosa, que fica no Parque 18 de maio, no Centro

Em junho, todo o Nordeste se prepara para vestir seu melhor traje xadrez e arrastar o pé. Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a Capital do Forró, além desse título, carrega o peso de ser a terra do Maior e Melhor São João do Mundo, que, este ano, tem um sabor especial. Após um hiato de dois anos causado pela pandemia do coronavírus, a cidade se prepara para se tornar palco da primeira grande festa popular do Nordeste pós-pandemia.

Deste sábado (4 de junho) a 2 de julho, a Princesa do Agreste, como é conhecida, oferece o maior encontro de manifestações culturais do interior nordestino, o São João do Reencontro, como está sendo chamada a festa deste ano, fazendo referência à volta dos festejos.

Em 24 polos espalhados da zona urbana à zona rural, mais de 800 apresentações – entre bandas de pífanos, trios pé de serra, bandas de forró, quadrilhas, companhias de dança e atrações conhecidas nacionalmente – são preparadas para um público estimado em 3 milhões de pessoas durante todo o mês. Elba Ramalho, Wesley Safadão, Alok, Maiara e Maraísa, João Gomes, Alceu Valença, Matheus e Kauan, Simone e Simaria, Fundo de Quintal e Paulo Miklos são nomes confirmados.

Economia – Em 2022, a estimativa quanto à movimentação econômica contabilizada nos setores locais está girando entre R$ 250 milhões a R$ 300 milhões. De acordo com um levantamento da Agência Regional do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), neste São João a tendência é de que haja um acréscimo no quantitativo de empregos temporários contabilizados na ordem dos 30% a 50% em comparação com o mesmo intervalo de 2019. De acordo com estimativas, cerca de 7 mil empregos diretos devem ser gerados.

Público – Os polos contemplam todos os públicos. Do centro a bairros mais afastados e até a zona rural, toda a cidade se veste de bandeirinhas e balões. Descentralizando os festejos, o São João da Roça contempla 12 localidades de áreas rurais. No Alto do Moura, ponto turístico conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, onde nasceu a arte do barro, a festa fica por conta de grandes forrozeiros conhecidos do público nordestino. Santanna, Flávio José, Cezzinha e Domingos Acioly são nomes confirmados para animar o público.

Nem só de forró vive o São João de Caruaru. Confirmando sua pluralidade, o Polo Azulão é o espaço para a cena alternativa e ritmos variados, do rock, passando pelo frevo, pelo samba até o brega recifense. Apresentam-se por lá nomes como Paulo Miklos, Jorge du Peixe, Marcelo Jeneci e o grupo Fundo de Quintal. A Estação Cultural, que engloba polos com repente, forró pé de serra, apresentações teatrais e até feira de microempreendedores, é o local ideal para toda a família curtir junto.

Lugar que comporta o maior público, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga abriga os Polos Camarão e das Quadrilhas, com apresentações de dança e artistas regionais, e o Pátio do Forró, palco de atrações nacionais. O espaço chega a reunir mais de 100 mil pessoas por noite. De olho na pandemia, um polo foi criado com serviços de testagem de covid-19 e aplicação de vacinas. O “Arraial da Saúde” vai oferecer, também, vacinação contra a influenza e distribuição de preservativos.

O Maior e Melhor São João do Mundo tem espaço, ainda, para a inclusão. Um polo exclusivo para apresentação de artistas com deficiência foi criado. Além disso, um camarote de acessibilidade é disponibilizado para pessoas com deficiência, que podem solicitar a entrada por meio de inscrição e têm direito a um acompanhante. No Pátio do Forró, o público escolhe, por meio de votação na internet, um show para ser interpretado em Libras no telão. Neste ano, o serviço foi expandido para outros polos da festa.

A programação conta, ainda, com a realização das famosas Comidas Gigantes. Em Caruaru, as comidas típicas equivalem aos bonecos gigantes do Carnaval de Olinda. Este ano, são 44 iguarias. Quem visita a festa pode se deliciar com pratos gigantes de cuscuz, bolo de milho, pé de moleque, munguzá, chocolate quente, entre outros.

Além disso, o polo gastronômico da cidade contempla lugares como o Alto do Moura, Mercado Cultural da Casa Rosa, Estação Ferroviária e a Feira de Artesanato, onde turistas e caruaruenses podem degustar os mais variados pratos regionais.

Abertura – Neste sábado (04), será a abertura da festa mais aguardada de todos os tempos. A programação já começa à tarde, no novo Polo Casa Rosa, que fica no Parque 18 de maio, no Centro. A partir das 18h, a abertura oficial na Estação Cultural dá início ao São João do Reencontro. Os shows de Elba Ramalho, Maestro Mozart Vieira e Orquestra de Pífanos de Caruaru, Solange Almeida e Claudia Leitte começam a partir das 20h no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

No domingo (05), é a abertura de um dos polos mais visitados no mês de junho, o Mestre Vitalino, que fica no Alto do Moura. A partir do meio-dia, sobem ao palco Santanna, o cantador, Joana Angélica, Jailson Rosset e Trio Remelexo. No Pátio, a partir das 20h, tocam Eric Land, Alcymar Monteiro e Alceu Valença.

A programação completa e outras informações podem ser conferidas no Instagram @saojoaocaruaru.oficial.

Da Assessoria

Veja Mais

São João: Pernambuco divulga resultado preliminar da convocatória

Festival Dialéticas Afro-Musicais celebra a herança bantu na formação da identidade brasileira

Festa Junina de escola em São Paulo homenageia Semana de Arte Moderna de 1922

    Posts Relacionados

    Pin It on Pinterest

    Share This