Artes

Rio de Janeiro recebe a 1ª edição da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia

Exposição abre para o público no dia 20 de setembro, no Rio de Janeiro com pluralidade de artistas que representam 30 países do mundo

A partir de 20 de setembro, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, apresenta um panorama contemporâneo das criações artísticas que fazem uso de tecnologia e inovação reunindo 70 obras de 30 países, que propõem novas formas de pensar e agir diante das ferramentas digitais e tecnológicas.

A primeira edição do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA apresenta trabalhos de 66 artistas, coletivos e estúdios, e entre eles, dez representam o Brasil. Tanto no interior quanto na área externa em frente ao Museu, na Praça Mauá, o público será convidado a experimentar a arte com realidades aumentadas, realidades virtuais, trabalhos com inteligência artificial, instalações interativas, machine learning, animações, gameart e vídeos. Será possível tocar, percorrer instalações e se integrar às obras, como em projeções, além de compor retratos em tempo-real, entre outros. Os projetos se dividem em dois temas: A Nova Estética e a Supercriatividade.

A concepção do NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA tem a assinatura dos curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, que são referência mundial pela realização de exposições de arte eletrônica e pela fundação do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado há mais de 20 anos.

Os curadores Ricardo Barreto e Paula Perissinotto analisam aspectos que formam o projeto: “Quando pensamos na Arte recente, no sentido estrito, pensamos necessariamente no conceito de Novo como motor das artes, sem o qual elas seriam meramente normatizadas ou puramente mercadológicas. (…) Quando refletimos sobre o conceito de ‘Arte e Tecnologia’, notamos que mais do que uma junção entre essas duas coisas, ocorre uma fusão entre o novo e a inovação e, dessa maneira, surge uma outra forma de conceito, o qual chamamos de NOVA = novo artístico + fusão + inovação tecnológica”.

Dentro do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, o NOVA BIENAL RIO ocupará o Espaço Expositivo Temporário, até o dia 29 de outubro, e também trará atrações de destaque no Átrio e Lounge do museu. Na Praça Mauá, em frente ao Museu, uma seleção de obras que priorizam, principalmente, a interatividade terão acesso livre e gratuito, por 12 dias, de 20 de setembro a 1º de outubro.

“A proposta inovadora da Nova Bienal Rio de Arte e Tecnologia se conecta com nossa missão, reúne obras que nos integram com o meio ambiente e os ecossistemas, traz uma rica diversidade de artistas e temas que vão instigar os visitantes. Ser o palco carioca de todo esse potencial artístico explorando as tecnologias mais avançadas como a inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, é mais uma oportunidade de trabalhar questões urgentes de forma lúdica junto ao nosso público. Além disso, a maioria das obras convida o público a interagir, explorar os sentidos e a sensorialidade para construção de significados”, explica Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura.

O NOVA tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura: “A Nova celebra toda diversidade da arte e tecnologia com uma programação que valoriza a inovação, estimula a reflexão e promove a troca de conhecimento, contribuindo com um dos compromissos da companhia com a sociedade que é o desenvolvimento da cidadania através da cultura”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.

Serviço:

NOVA BIENAL RIO DE ARTE E TECNOLOGIA

Abertura: 19 de setembro – 18:30

Exposição: entre 20 de setembro e 29 de outubro

Classificação: Livre

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (com última entrada às 17h). Às terças-feiras a entrada é gratuita. Nos demais dias, os ingressos custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada.

Venda on-line Link

Veja Também

Universidade abre inscrições para evento de audiovisual

Seminários da The LYCRA Company sobre soluções sustentáveis

Jequitinhonha e Norte de Minas no topo do Ranking do Tesouro

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”

    Novo videoclipe amplia trilogia audiovisual iniciada com “JANEIRO JUNTO É BOM” Marcela Lucatelli lança “ANTICIVILIZADOR”,…

    19 horas ago

    Strategic Capital: Re: Proposta de Acionista para a NIPPON STEEL CORP. (Código de TÓQUIO 5401)

    A Strategic Capital, Inc. (doravante denominada "SC"), está sob um contrato de investimento discricionário com…

    19 horas ago

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    3 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    3 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    4 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    4 dias ago