Artes

“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, tem pré-estreia no Recife

O Cineteatro do Parque recebe, no próximo dia 14 de agosto, às 20h, pré-estreia nacional do filme “Retratos Fantasmas”, do diretor Kleber Mendonça Filho. A sessão vai acontecer dois dias depois da exibição première do longa, na abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, e dez dias antes da chegada dele às salas do circuito comercial. Ingressos começam a ser vendidos nos próximos dias, a preços populares: R$ 10 e R$ 5.

Com produção de Emilie Lesclaux, para a CinemaScópio Produções, coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, “Retratos Fantasmas” é o quinto longa-metragem do cineasta e roteirista Kleber Mendonça Filho, marcando seu retorno ao Festival de Cannes. Lá, ele também apresentou seus filmes mais recentes: “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau” (vencedor do Prêmio do Júri em 2019), além do documentário “Crítico”.

A obra é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem. Trata do adensamento acelerado nos grandes centros urbanos e, mais especificamente, no Recife, a partir da perspectiva de Kleber e da janela do apartamento onde morou boa parte da vida e filmou várias de suas obras.

Transformações 

O documentário, dividido em três partes, narra ainda como essas transformações nas texturas e paisagens repercutiram nas práticas sociais e culturais, atingindo importantes espaços de convívio e celebração no século XX, como as outrora tradicionais salas de cinema de bairro, que foram pouco a pouco perdendo prestígio, espaço e público, até serem suprimidas do cotidiano da cidade, com os prédios ganhando novos usos.

“É muito bom poder exibir o filme no Parque, que é um dos grandes espaços de convívio e coletividade hoje, no Brasil e no mundo, e voltou restaurado, muito bem equipado, para todas as expressões artísticas. É um espaço de história e eu estou muito feliz de poder utilizá-lo, em sua plenitude, para exibir ‘Retratos Fantasmas’”, celebra o diretor Kleber Mendonça Filho.

Sinopse

Como em tantas cidades do mundo ao longo do século 20, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade.

“Retratos Fantasmas” foi realizado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Agência Nacional de Cinema (Ancine). O filme tem duração de 91 minutos.

MAIS

“Carnaval Chanson”: Xico Sá escreve sobre novo disco da banda Eddie

Desinformentário despreza verdade com linguagem cinematográfica

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago