Ciência e saúde

Religião e questões socioculturais influenciam hesitação vacinal na América Latina e África

Essa pesquisa, que deu origem a Revisão Hesitação vacinal contra a COVID-19 na América Latina e África: uma revisão de escopo, publicada no periódico Cadernos de Saúde Pública

Por Clara Rosa Guimarães*

A pandemia de COVID-19 trouxe à tona uma teia complexa de desafios para a saúde global. Em meio a dúvidas e resistência, a vacinação emergiu como uma ferramenta fundamental para conter o avanço da crise sanitária. Em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram investigadas as especificidades da hesitação vacinal contra a COVID-19 em países da América Latina e África.

Essa pesquisa, que deu origem a Revisão Hesitação vacinal contra a COVID-19 na América Latina e África: uma revisão de escopo, publicada no periódico Cadernos de Saúde Pública, foi norteada pela questão central “como a literatura científica aborda a hesitação vacinal contra a COVID-19 em países da América Latina e África?”. Ao todo, 94 publicações foram selecionadas em bases de dados como PubMedScopusWeb of Science e Biblioteca Virtual em Saúde.

O artigo de Bruna Aparecida Gonçalves, Camila Carvalho de Souza Amorim Matos, Jonathan Vicente dos Santos Ferreira, Renata Fortes Itagyba, Vinicius Rocha Moço e Marcia Thereza Couto mostra como a hesitação vacinal contra a COVID-19 é uma realidade complexa e multifacetada, com raízes em aspectos socioculturais, políticos, religiosos e históricos.

Imagem: GONÇALVES, B.A., et. al.

Figura 1. Maiores percentuais de hesitação vacinal contra a COVID-19 nos estudos em países africanos e latino-americanos segundo as nomenclaturas utilizadas pelos respectivos autores.

As razões para a hesitação foram exploradas em 84 dos 94 estudos, revelando preocupações com eventos adversos, dúvidas sobre a segurança das vacinas, incertezas sobre a eficácia, teorias conspiratórias e desconfiança em relação aos ensaios clínicos como alguns dos motivos mais comuns.

Uma constatação chave desse estudo é a limitação do uso de instrumentos e abordagens provenientes do Norte Global na análise da hesitação vacinal no Sul Global. A diversidade de fatores que influenciam a hesitação, incluindo contextos culturais, sociais e religiosos únicos, pode não ser completamente compreendida na adoção de estratégias. Os achados da Revisão evidenciam como a compreensão desta variedade é fundamental para avanços no campo da saúde pública.

Para ler os artigos, acesse

GONÇALVES, B.A., et. al. Hesitação vacinal contra a COVID-19 na América Latina e África: uma revisão de escopo. Cad. Saúde Pública [online]. 2023, vol. 39, no. 8, e00041423 [viewed 06 September 2023]. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT041423. Available from: https://www.scielo.br/j/csp/a/mG3KW39FWkDYckJQFGMcxNt/

Links externos

Cadernos de Saúde Pública – CSP: https://www.scielo.br/j/csp/

Cadernos de Saúde Pública – Site: https://cadernos.ensp.fiocruz.br/ojs/index.php/csp

*Jornalista de Cadernos de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

VEJA TAMBÉM

Movimento antivacinas usa mesmas estratégias de religiosos criacionistas

Defensores de “tratamento precoce” contra covid são condenados a pagar R$ 55 milhões por danos morais coletivos

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    19 horas ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    22 horas ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    2 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    2 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    2 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    2 dias ago