Música

REC’n’Play chega à quarta edição e toma ruas do Bairro do Recife

O REC’n’Play já tem data para voltar a ocupar as ruas do Bairro do Recife: de 16 a 19 de novembro, o maior festival de tecnologia e inovação do Brasil chega à quarta edição com atividades gratuitas de educação, negócios, experiências e entretenimento. Aberto para participantes de todas as idades, o evento gratuito é um Carnaval do Conhecimento que promove a reocupação do Recife Antigo pelo recifense e por participantes de todo o País. As inscrições estarão abertas a partir de outubro no site http://recnplay.pe.

Realizado pelo Porto Digital e Ampla Comunicação, o REC’n’Play tem como princípio ocupar o centro histórico do Recife e conectar os participantes com a experiência do ambiente de inovação do parque tecnológico por meio de quatro eixos temáticos: Tech, Cidades Inteligentes, Economia Criativa e Empreendedorismo. Ao longo dos quatro dias, as atividades contemplam especialistas e público geral, trazendo palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas, experiências tecnológicas e muito mais.

Com expectativa de público superando as 60 mil pessoas, o REC’n’Play 2022 terá mais de 500 atividades distribuídas em 23 prédios, além de ruas e praças do Bairro do Recife e Santo Antônio. O REC’n’Play também marca a chegada de imóveis reabilitados e em processo de recuperação, como o Edifício Chanteclair.

Entre os destaques da programação cultural haverá uma homenagem aos 30 anos do movimento Manguebeat, shows para o público infantil e troças carnavalescas, trazendo de volta o espírito do Carnaval ao Recife Antigo.

“O REC’n’Play volta a ser realizado depois dessa pausa de dois anos por conta da pandemia de Covid-19. O festival é um grande momento de troca de conhecimentos e experiências, totalmente gratuito, e com palestrantes de reconhecida expertise nacional e até internacional que demonstram a importância do Recife para o Brasil e mesmo o mundo”, comenta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

“O maior orgulho que a gente tem, na Ampla, é de ser co-realizador do maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. E isso é algo que traz toda uma renovação de marca e trabalho. E agora, depois da pandemia, podemos retomar esse grande evento junto com o Porto Digital”, aponta o co-presidente da Ampla Comunicação, Queiroz Filho.

Para participar das atividades do REC’n’Play, os interessados deverão se inscrever no site do festival a partir de outubro. Essa inscrição será unificada, valendo para toda a programação do evento, mas a participação em cada atividade dependerá da lotação das salas, segundo o critério de ordem de chegada. Já os shows e atividades abertas nas ruas não precisam de inscrição prévia.

Curadores

O conteúdo do REC’n’Play é escolhido a dedo por uma série de profissionais especialistas nas diferentes áreas que englobam o festival. Emprestam sua expertise na trilha de tecnologia: Giordano Cabral, Monica Bouqvar e Henrique Foresti.

Já a temática de economia criativa conta com Fred Jordão, Paulo André Pires, Louise França, Biel Anceles, Tito Lindoso, Bruno Melo, Cacá Macena, Taty Calixto, Adriana Couto e Luciana Veras. Para selecionar os temas e palestrantes de empreendedorismo, Renata Sellaro e Haim Mesel compõem o time de especialistas.

Por fim, na temática de cidades, o REC’n’Play conta com a colaboração de Cláudio Nascimento, Francisco Cunha, Zeca Brandão, Renata Gamelo e Circe Monteiro.

Parceiros de conteúdo

A programação do REC’n’Play 2022 é construída também por importantes parceiros de conteúdo como CESAR, CESAR School, Hospital das Clínicas, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Insper, Instituto LED, Instituto de Governança Corporativa (IBGC), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Prefeitura do Recife, Sebrae, Senac e Sesc.

Com amplo espaço na programação, a Prefeitura do Recife irá participar com iniciativas como: Festival de Celebração da Boa Comida, Feira Credpop, Conecta Recife, EITA!, Investe e muitas outras. Pela primeira vez, o festival cruza as pontes e ganha o bairro de Santo Antônio com atividades promovidas pelo Recentro, comitê gestor criado pelo poder executivo municipal para revitalizar a área central da cidade.

Atividades culturais e experiências

O Som na Rural vai ocupar as ruas do bairro e abrirá as portas para as atividades culturais, que contarão com dois palcos. Em frente à Torre Malakoff, na Rua do Observatório, o palco principal Recife Cidade da Música receberá os maiores shows, como Otto e Mundo Bita, e funcionará com atividades na quinta e sexta-feira das 19h até meia-noite, e no sábado à tarde.

Já o Bulevar Rio Branco vai receber dois espaços com propostas bem diferentes: o palco SESC irá abrigar atividades de quarta a sábado, das 14h às 23h. De outro lado da Rio Branco, a Arena Drone será uma área exclusiva para o público pilotar drones, fazer manobras e interagir com a tecnologia.

Manguebeat

O movimento Manguebeat, que completa 30 anos de criação em 2022, tem um espaço todo especial na quarta edição do REC’n’Play. Além das apresentações musicais, o festival ainda contará com uma trilha de conteúdo escolhida a dedo pelo produtor cultural Paulo André e pela cantora e filha de Chico Science, Louise França.

Programação kids

As crianças terão o sábado para aproveitar o REC’n’Play. Além do show do Mundo Bita no palco Recife Cidade da Música, em frente à Torre Malakoff, oficinas de pintura, robótica e muito mais complementam a programação kids. Para fechar o dia, o Laboratório de Formação da Primeira Infância levanta a bandeira educativa para os pequenos e as pequenas.

Atividades esportivas

Nem só de tecnologia, inovação e empreendedorismo é feito o REC’n’Play. Pela primeira vez, o festival conta também com uma corrida de rua, promovida pelo Sesc, que marca o encerramento da programação no domingo, dia 20 de novembro. Atividades esportivas e de bem-estar complementam o espaço do exercício físico.

Números do REC’n’Play

A terceira edição do REC’n’Play, realizada em 2019, contou com mais de 35 mil inscritos, que puderam participar de cerca de 500 workshops, oficinas, palestras, shows, hackathons, exposições e apresentações culturais. Ao todo, foram cerca de 700 palestrantes, facilitadores e profissionais prontos para compartilhar o futuro.

Em retrospectiva, oito mil pessoas participaram da primeira edição, que aconteceu em 2017, e 15 mil estiveram presentes em 2018. Já o número de atividades oferecidas também saltou de 250 na primeira edição para 350 em 2018.

Veja também

Paulo André Pires, criador do Abril pro Rock, lança livro de memórias

“Mangue não é fusão”, explica jornalista Renato L [Memória]

Silvio Meira: “É preciso financiar grandes estudos nas ciências humanas”

Nação Zumbi, Canivetes, Juliana Notari e Mutantes no Abril Pro Rock 2007

    Contato

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    4 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    6 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    11 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    12 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    22 horas ago