Artes

Recifest homenageia Zé Celso em noite de premiação

No último dia de exibição dos filmes, a 10ª edição do Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest),  promove uma homenagem aos 65 Anos de Teatro Oficina e ao legado do seu genial diretor Zé Celso Martinez. Às 19 horas no Cine Teatro do Parque, na Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife(PE),  será exibido o longa-metragem: Máquina do Desejo, de Joaquim Castro & Lucas Weglinski, que conta a história da companhia que revolucionou a linguagem teatral no país e a sua influência estética em movimentos como o Tropicalismo, com renovação das linguagens audiovisuais brasileiras a partir dos anos 1960.

Máquina do Desejo é um documentário que narra a história do Teatro Oficina, a partir da trajetória de Zé Celso, que fez uma revolução sem precedentes no modo de fazer teatro e nas artes do Brasil e, além disso, com sua companhia de atores, desenvolveu uma forma de resistência política durante tempos conservadores e de ataques à expressões culturais na ditadura militar. O filme conta com depoimentos de artistas do quilate de Caetano Veloso, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Marieta Severo, José Wilker, José Mojica Marins, além do próprio José Celso Martinez Corrêa.

Antes da exibição do longa,  acontece uma conversa com os curadores do Recifest 2023 sobre a décima edição do festival e o processo de escolha das obras. Bem como a importância da pluralidade de olhares nos filmes selecionados. E, mais tarde, às 21h, haverá a solenidade de premiação com a entrega dos Troféus Rutílio de Oliveira aos filmes vencedores da 10ª edição do Recifest.

Ao longo de cinco dias, foram exibidos 30 filmes brasileiros de um total de 170 inscritos, representando 23 estados brasileiros e o Distrito Federal. Dentre os selecionados, destacam-se obras de ficção, documentários, filmes híbridos e curtas experimentais, provenientes de várias regiões do país, incluindo Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

O festival também promoveu, de maneira gratuita, oficinas e masterclass para o público interessado. E não é só isso,para quem pensa que o festival se encerra no fim das mostras, dos dias 22 a 28 de outubro, o Recifest levará, de forma itinerante, atividades para escolas públicas, penitenciárias e centros sociais do Recife e Vicência.

Além disso, amanhã (20), das 14h às 17h, Lígia Verônica (Verner) ministra o “Encontro”, com a proposta de conversar sobre procedimentos e formas de aquisição de provas em casos de discriminações institucionais, e em outras situações, que violem os direitos de pessoas LGBTQIAPN+, visando possíveis judicializações a partir de queixas crimes, denúncias ao Ministério Público, solicitações de abertura de processos judiciais via Defensoria Pública ou advocacia particular e outros meios legais disponíveis. São 20 vagas no auditório da Gestos.

Mais do que somente uma mostra de cinema, o Recifest provou mais uma vez nesta décima edição que é um evento de conscientização coletiva e de ação efetiva em prol da comunidade, especialmente àqueles em situação de risco e marginalização, em parceria com organizações como a Gestos – ONG em defesa dos direitos dos soropositivos e proteção de vulneráveis às ISTs – e colaborando com a Ocupação Tâmara Ferreira, espaço de moradia e cultura que tem como objetivo trazer a cultura periférica para o centro do Recife, além de abrigar famílias em situação de rua.

O Recifest é produzido pelas produtoras Olinda Produções Audiovisuais e Casa de Cinema de Olinda. O festival também conta com o incentivo do FUNCULTURA-PE, do Governo de Pernambuco. Já a direção geral é de Rosinha Assis e a direção artística é de Carla Francine.

Mais informações em: www.recifest.com.br  ou @recifestoficial.

SERVIÇO

10º Edição do Recifest

16 a 31 de outurbro

https://recifest.com.br/programacao/

Trailer do longa: https://www.youtube.com/watch?v=QBZMahPI9LQ

    Contato

    Recent Posts

    Pink Floyd Eclipse Chega em São Paulo com Espetáculo Audiovisual

    No próximo dia 28 de setembro, sábado, às 20h, o Teatro Bor, em São Paulo,…

    56 minutos ago

    SNEGG promove ações de gentileza e generosidade pelo Brasil

    Criada em 2022 pela plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), a Semana Nacional…

    2 horas ago

    BATEKOO será o único festival a receber o show “Icarus” de BK’; ingressos à venda

    A apresentação, que promete impactar o público, terá cenografia inspirada nos Arcos da Lapa. Ingressos já estão…

    4 horas ago

    ONS recomenda adoção do horário de verão para aliviar sistema

    O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou em reunião do Comitê de Monitoramento do…

    5 horas ago

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    1 dia ago

    Botucatu recebe profissionais do beach tennis no Champs Open

    O beach tennis voltará a ser destaque no interior de São Paulo durante todo o…

    1 dia ago