Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Recifest abre inscrições para oficinas e masterclasses
Considerado um dos mais importantes eventos LGBTQIA+ do Brasil, o Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero (Recifest) abre, a partir de hoje (15) até 30 de novembro, as inscrições gratuitas para oficinas e masterclasses. As atividades online e presenciais vão abordar temas como filmologia feminista, desenvolvimento de projetos audiovisuais, mídias móveis e filmes de impacto social.
Em sua oitava edição, o evento contará com ações online e presenciais no Teatro do Parque, no Recife, entre 16 e 20 de novembro, e de 24 a 26 do mesmo mês, na cidade de Arcoverde, no sertão pernambucano.
“É um festival muito importante, porque além de trazermos para as telas a questão da diversidade sexual e de gênero, também acolhemos as diversidades dos territórios, étnicas e raciais do País”, expõe a produtora Carla Francine, que divide a direção do evento com a produtora Rosinha Assis.
“Diante do grande retrocesso que estamos vivendo, acredito que o Recifest é um espaço importante e necessário. Além de uma janela de exibição de cinema, é um projeto que tem na sua essência os direitos igualitários para todes os povos e corpos”, reforça Rosinha, que idealizou o festival junto com o ator e diretor Rutílio de Oliveira – o qual nos deixou em 2012.
O Recifest é realizado com o patrocínio do Funcultura-PE e do FIC da Prefeitura do Recife.
Recifest abre inscrições para oficinas
“Filme de mulher: o contra cinema e as cineastas transgressoras”, com Lorena Montenegro
Dias 08 e 09 de Novembro (segunda e terça) – Aulas online – Das 19h às 21h30
A oficina analisa a história do cinema a partir de uma perspectiva não canônica, para preencher as lacunas deixadas que excluem as mulheres cineastas, o legado delas e suas contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa linguagem artística são objeto desse minicurso.
Link com mais detalhes e formulário de inscrição: https://forms.gle/
Produção criativa: da ideia ao projeto da obra audiovisual (desenvolvimento de projetos), com João Vieira Jr. e Nara Aragão
De 09 a 11 de Novembro (terça a sexta) – Aulas online – 14h às 18h
A partir de uma análise das transformações do mercado audiovisual – da telona para a telinha – e das políticas públicas de produção, os produtores pretendem abordar os principais conceitos para elaborar um projeto de desenvolvimento de obra audiovisual, consistente e competitiva, sem perder o brilho da autoria das obras de baixo orçamento e alto valor de produção.
Mais detalhes e inscrição: https://forms.gle/
Oficina mídias móveis, com Marlom Meirelles
De 23 a 26 de Novembro (terça a sexta)
Aulas presenciais, no Sesc Arcoverde – 14h às 18h
Mídias móveis é um projeto de formação audiovisual com teoria e prática cinematográfica. A oficina mostra que é possível transformar ideias em obras audiovisuais sem a utilização de equipamentos profissionais, desmistificando o processo de realização.
Mais informações e inscrição: https://forms.gle/
Filmes de impacto social, com Rodrigo Antônio
De 10 a 12 de Novembro (quarta a sexta) – Aulas online- 18h30 às 21h30
A oficina busca trabalhar a construção de estratégias de impacto associadas a projetos documentais. Oferecer ferramentas e elementos conceituais para o desenvolvimento e execução de campanhas de impacto, desenhando estratégias de impacto social vinculadas a um documentário com potencial para impulsionar mudanças sócio-políticas-ambientais a partir da temática da obra.
Mais informações e inscrição: https://forms.gle/
Recifest abre inscrições para masterclasses
Dia 18 de Novembro (quinta-feira) – 15h às 17h – Atividade onlineUma conversa sobre transfake e o impacto que essa prática tem na construção do imaginário social sobre corpas trans e reflexões sobre ações efetivas de aliança e reparação histórica.Mais informações e inscrição: https://forms.gle/
Saúde mental da comunidade LGBTQIA+, com Dr. Bruno Branquinho
12 de Novembro (sexta) – atividade online – 15h às 17h
Uma conversa sobre os estudos de saúde mental para a população LGBTQIA+, a fim de pensar formas de diminuir o estigma e o preconceito e proporcionar uma melhor saúde mental para essa população.
@recifestoficial