O projeto Experimente Cultura tem transformado o acesso à cultura para alunos da rede pública do Rio de Janeiro desde 2018. Inicialmente focado em visitas presenciais a museus locais, como o Museu do Amanhã, o MAR, o Museu de Arte Moderna, o Jardim Botânico e o Museu Histórico Nacional, entre outros, a iniciativa evoluiu para integrar inteligência artificial (IA) e realidade virtual (RV), oferecendo experiências imersivas em museus nacionais e internacionais.
“Oferecer atividades culturais dentro da escola, também durante as férias, é muito produtivo. Associar tecnologia e cultura é algo que desperta ainda mais a curiosidade dos alunos e a vontade de inserir arte, história e cultura em seu dia a dia”, afirmou Elidia Corrêa, diretora do GET Elza Soares, escola municipal que recebeu o projeto nas férias.
Em parceria com uma startup americana especializada em realidade virtual, o projeto lançará três novas vivências que permitirão aos alunos explorar, por meio da RV, temas como:
“Expandimos as possibilidades de experiências baseados em demandas que recebemos de professores. Com a realidade virtual, percebemos maior engajamento e compreensão, despertando o interesse dos estudantes por conteúdos culturais”, destaca Renata Prado, curadora do projeto.
Estudos no Brasil e no mundo ressaltam o potencial da realidade virtual para enriquecer o processo educacional, tornando-o mais interativo, dinâmico e acessível, como aponta o artigo “Vantagens da Realidade Virtual como ferramenta de ensino” publicado na Revista Educação Pública. A exemplo internacional, uma pesquisa da Cornell University, em Nova York, EUA, intitulada “O uso da Realidade Virtual no aprimoramento da educação interdisciplinar“, investiga como a RV pode apoiar a educação interdisciplinar, facilitando a comunicação e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, além de melhorar a qualidade do aprendizado.
Com a expectativa de expandir seu alcance em 20% até 2025, o Experimente Cultura planeja incluir mais estudantes do ensino médio e chegar a um total de 40 mil alunos. Escolas, professores, projetos sociais e ONGs interessados podem inscrever suas turmas pelo site experimentecultura.com.br.
A iniciativa é viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Carioca, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Grupo Assim Saúde.
Física quântica e charlatanismo: "As pessoas realmente estão acreditando nessas besteiras que não têm…
A dor de uma mulher negra diante da perda do filho, morto pela polícia…
Imortalidade é uma fantasia humana sem amparo na realidade, é a nossa sede de incondicionado…
A exposição fotográfica "O Chamado do Pantanal: um alerta visual sobre a preservação da natureza…
Se o seu filho ou aluno tem TDAH ou dificuldade de concentração, experimente incluir música…
A banda caruaruense Sangue de Barro lança seu segundo álbum de estúdio, intitulado Quebranto. Com…