Música

Projeto Mangue em Movimento reúne Fred Zeroquatro e Renato L

O projeto Mangue em Movimento, uma aula espetáculo sobre a história do Mangue Beat com o músico Fred Zeroquatro e o jornalista e DJ Renato L, aprovado no FUNCULTURA 2023 pela JANELA GESTÃO DE PROJETOS, começa a ser executado neste mês de Agosto em 5 equipamentos culturais do Estado de Pernambuco, situados no Grande Recife, com um total de 8 apresentações.

Mangue em Movimento revisita a história daquele que, para muitos, foi o movimento cultural mais importante surgido no Brasil desde o Tropicalismo. Surgido na região metropolitana do Recife no início dos anos 1990, o Mangue Beat trouxe sonoridades e conceitos que desafiaram convenções sobre temas tão diversos como Cultura Popular, Tecnologia ou Relação Centro e Periferia. Essa trajetória é mapeada sob o ponto de vista de dois participantes fundamentais. Fred Zeroquatro e Renato L elaboraram alguns dos discos, manifestos, eventos, etc, centrais para o surgimento e consolidação do movimento Mangue.

Em Mangue em Movimento, eles usam o formato de uma discotecagem, com dois toca discos e um mixer no palco, para, a partir das faixas e capas escolhidas de seus discos em vinil favoritos, elaborar comentários com informações básicas sobre a história do Mangue, análise críticas de conceitos e exercícios de memória que, juntos, esclarecem a alquimia sonora dos chamados caranguejos com cérebro. Esse formato permite um olhar íntimo, caloroso que não inibe, no entanto, a análise das relações do Mangue com temas como a precarização do trabalho dos músicos, as mudanças nas maneiras de produzir e consumir cultura e as questões de gênero.

Mangue em Movimento começa neste domingo, 4 de Agosto, na área externa do Museu do Estado de PE (Recife), às 16h. No dia 28 de Agosto, às 15h, é a vez da Torre Malakoff (Recife).

Em setembro, o projeto prevê apresentações no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (01/09, 16h), em Olinda, na Casa da Cultura (04/09, 15h), no Recife, na Torre Malakoff (08/09, 16h), no Teatro Arraial (11/09, 16h) e no Teatro Arraial (22/09, 16h). Falta definir a data da segunda apresentação no Museu do Estado de PE. Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos retirados no local.

Mangue em Movimento tem produção da Janela Gestão de Projetos (designer gráfico Dida Maia e economista Fernanda Ferrario) e conta com Incentivo Cultural do Funcultura, da Fundarpe – 50 Anos, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo do Estado de Pernambuco, e apoio do Museu do Estado de PE, Torre Malakoff, Teatro Arraial, Museu de Arte Sacra de Pernambuco e Casa da Cultura.

Maiores informações pelos fones (81) 98847-5110, (81) 99628-4333 e (81) 99474-3681 ou na conta do Instagram @mangueemmovimento

    Contato

    Recent Posts

    Canon do Brasil apresenta inovações para o mercado audiovisual na NAB Show 2025

    A Canon do Brasil confirma sua participação na NAB Show 2025, uma feira mundial de…

    2 dias ago

    Tecnologia aprimora experiência com som e LED em eventos

    No universo do live marketing, cada detalhe importa – e a combinação de luz, som…

    2 dias ago

    Samuel de Saboia lança “Deusa dos Prazeres Bobos”, single e videoclipe que transformam o erro em poesia

    https://youtu.be/7aMgS1xsctM Depois de apresentar "Rei de Nada", uma faixa densa e introspectiva, Samuel de Saboia…

    2 dias ago

    Museu Afro Brasil Emanoel Araújo inaugura três novas exposições no dia 12 de abril

    Mostras ampliam os diálogos do acervo, reafirmam vínculos entre arte e espiritualidade, e marcam a abertura…

    2 dias ago

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    2 dias ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    2 dias ago