A 5ª edição da CasaBloco começa pelo Nordeste Itinerante: Pela primeira vez, a estreia da CasaBloco será realizada no pré-carnaval de Olinda, dias 13 e 14/01 , chegando ao Rio de Janeiro no final do mês. Projeto que retrata a multipluralidade, a cultura e a energia do carnaval, pre encontro da folia pernambucana e carioca com shows, oficinas, rodas de conversa e mostra de cinema, abrindo o calendário de prévias da Casa Estação da Luz Baile Multicultural do Cordão do Boitatá.
“Minha carne é de carnaval, meu coração é igual”. A CasaBloco chega à sua 5ª edição inovando e trazendo muitas novidades. Pela primeira vez o evento vai sair do Rio de Janeiro e atravessar o país até o Nordeste, promovendo o encontro da folia carioca com a o frevo de Olinda, cidade que abriga um dos principais carnavais do Brasil. Dias 13 e 14/01 o icônico Centro Cultural Casa Estação da Luz vai receber o tradicional bloco carioca Cordão do Boitatá, que faz oficina e show, antecipando as comemorações dos seus 18 anos do Baile Multicultural e 28 anos de Cortejo. As cantoras Marina Iris e Mariana Baltar acompanham o bloco nessa etapa de Olinda. E quem recebe o Boitatá é o maestro do frevo, Spok, que contará com a presença de vários convidados pernambucanos.
Além dos shows, haverá roda de conversa com o carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, escola de samba campeã do Rio de Janeiro em 2023, e exibição do filme “Fevereiros”, de Marcio Debellian, para o público pernambucano. A estreia da Casa Bloco em Olinda abre o calendário de prévias da Casa Estação da Luz, que, a cada domingo antes do Carnaval, terá o maestro Spok recebendo brincantes e grandes nomes da música pernambucana e brasileira. Bloco fundado em 1996, o Cordão do Boitatá foi criado por estudantes e músicos e é um dos mais importantes blocos da retomada carnavalesca no Rio de Janeiro. Até hoje, atrai milhares de foliões, com seu cortejo pelas ruas do Centro e o palco multicultural na Praça XV, que recebe artistas convidados, além da sua banda e orquestra de sopros. O repertório do show é formado por sambas, frevos, afoxés, sambas reggaes, e pelas marchinhas de carnaval. Spok é um dos principais maestros do frevo pernambuca e traz arranjos elaborados e raízes firmes. Leva a tradição para o palco, mas não abre mão da liberdade. Seu show vai contar com as participações de Juba e Natasha Falcão.
Todo ano Rita Fernandes, idealizadora e diretora geral do projeto, faz uma imersão pelos diversos carnavais do Brasil, visitando cidades de norte a sul e trazendo para o Rio de Janeiro novas histórias, ideias, cores, timbres e tambores. Assim começa a tomar forma a CasaBloco, evento que ela define como “uma experiência carnavalesca única”. E completa: “O Rio é o grande anfitrião de um Brasil plural! Nossa proposta é que o folião embarque em uma imersão carnavalesca única, diferente, completa, passando pelo universo dos blocos, dos maracatus, do samba, da moda, do cinema, da gastronomia, além de oficinas e rodas de conversa”.
“O carnaval de rua do Rio de Janeiro, em sua expressão mais recente, tem muito do espírito do Carnaval de rua de Olinda. É uma alegria receber a Casa Bloco e oferecer esse panorama amplo da folia brasileira”, comemora Natália Reis, gestora e sócia da Casa Estação da Luz.
O PROJETO Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia fluminense em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e cultural do carnaval. “A CasaBloco é um projeto de valorização do carnaval como arte, sendo a mais importante expressão cultural popular do Brasil. Esse país diverso, plural, que se expressa nos diferentes ritmos que marcam o carnaval brasileiro. Esse espaço foi pensado para oferecer a melhor e mais completa experiência carnavalesca em um único lugar, onde o folião pode desfrutar de todas as linguagens que o carnaval contempla”, explica Rita Fernandes.
Programação da CasaBloco em Olinda: 13/01 –
Sábado a partir das 15h – Gratuito
15h – Mostra de Carnaval: “Moda é Conexão” com curadoria de Lu Ribeiro
16h – Oficina de música com o bloco carioca Cordão do Boitatá 18h – Roda de conversa “O Enredo e a Contação de Histórias” com o carnavalesco campeão do Rio de Janeiro, Leandro Vieira
19h – Exibição do filme “Fevereiros”, direção de Marcio Debellian
14/01 – Domingo a partir das 15h – Ingressos a partir de R$ 40
17h – Baile Multicultural do Cordão do Boitatá com Mariana Baltar e Marina Íris 18h30 – Spok recebe Cordão do Boitatá
19h – Spok recebe Juba e Natasha Falcão