Os dois termos que definem os viajantes do espaço não têm apenas diferentes pronúncias, mas também significados
Por Nikolai Chevtchenko
Russia Beyond
Russos e americanos se referem aos membros de seus respectivos programas de voos espaciais de maneira diferente. Apesar de o trabalho de um membro da tripulação de uma nave espacial envolver quase os mesmos riscos, responsabilidades e recompensas nos EUA e na Rússia, seu nome é bem diferente.
Então, por que o herói americano Neil Armstrong é chamado de “astronauta”, enquanto o primeiro homem a ir ao espaço, o russo Iúri Gagárin, é um “cosmonauta”?
Os dois termos têm origens semelhantes. Ambos têm raízes na língua grega, onde “cosmos” (κόσμος, em grego) se refere a um “universo”, enquanto o termo “astro” (αστρον em grego) se refere a “estrela”.
Nos dois casos, a segunda parte de cada palavra deriva da palavra grega “nautes” (ναύτης, em grego), que significa “marinheiro”. Consequentemente, os russos se referem aos membros de seu programa espacial como “navegadores do universo”, enquanto os americanos se referem aos deles como “navegadores das estrelas”.
Apesar de ambos os termos se referirem exatamente à mesma profissão, os russos também usam o termo “astronauta” em um contexto diferente do dos norte-americanos.
Ficção científica versus vida real
Enquanto a NASA usa “astronauta” para definir seus membros da espaçonave, os russos usam a palavra com outro sentido.
Antes de Ary Sternfeld, engenheiro polonês nascido no Império Russo em 1905 (morto em 1980 em Moscou), cunhar o termo “cosmonáutica”, o termo alternativo russo “zvezdoplavanie” (que significa “navegação pelas estrelas”, em russo) era amplamente utilizado na Rússia. Mas isso ocorreu muito antes do primeiro voo ao espaço, quando as autoridades soviéticas finalmente optaram por instituir a “cosmonauta” como padrão.
Mas também há uma lenda de que um engenheiro aeroespacial russo chamado Mikhaíl Tikhonravov (1900-1974) teria criado o termo “cosmonauta” e o popularizado entre a comunidade aeroespacial russa, em oposição ao termo “astronauta”, usado no Ocidente.
Para os soviéticos, o prefixo “astro” (que significa “estrela”, em latim) de “astronauta” implicava longas viagens espaciais para as estrelas, dando ao termo uma conotação de ficção científica.
Assim, como os cosmonautas eram membros reais de naves espaciais que viajavam para o espaço próximo, os astronautas – no entendimento russo-soviético – eram uma lenda: viajantes espaciais do futuro que só existiam nas páginas de ficção científica.
ACESSE TAMBÉM
Comunistas no espaço: os cartazes da corrida espacial soviética
Índia é primeira nação do planeta a pousar sonda espacial no polo sul da Lua
Até o início da década de 1990, a produção científica da China era, em…
Usando imagens de Iúri Gagárin e Valentina Terechkova, entre outras simbologias, os cartazes da corrida…
A VeriSilicon (688521.SH) anunciou hoje que sua IP de processamento de tela DC8200-FS, de alto…
Em comemoração aos dez anos do álbum Rainha dos Raios, Alice Caymmi encerra sua turnê Kali na…
A Catamaran Tours (@catamarantours) se prepara abrir a folia já na segunda semana de janeiro,…
AUSTIN, Texas, Jan. 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Ambiq®, desenvolvedora líder de semicondutores e soluções…