Ciência e saúde

Por que acreditamos em terapias “quânticas”

Muitos são os motivos pelos quais acreditamos em terapias “quânticas”. E eles são fortalecidos por diversas falácias apontadas por Ernst e Singh no livro “Truque ou Tratamento”

Por André Bacchi*
@bacchi.andre

Por que acreditamos em terapias “quânticas” e afins, quando cientificamente elas não tem se mostrado eficazes ao longo do tempo?

Muitos são os motivos. E eles são fortalecidos por diversas falácias, como as apontadas por Ernst e Singh no livro “Truque ou Tratamento”:

1) Falácia Natural: Só porque algo é natural, não significa que seja bom. Nem que seja ruim. Arsênico, venenos de animais peçonhentos, diversos vírus e bactérias podem ser encontrados na natureza e podem matar. Vacina, óculos, marca-passo cardíaco são “artificiais” e salvam vidas

2) Falácia Tradicional: Parte do pressuposto que terapias tradicionais são boas. A sangria foi tradicional durante séculos e trouxe muito mais prejuízos do que algum benefício. Com as ferramentas que temos hoje, temos o dever de testar aquilo que nossos ancestrais nos deixaram.

3) Falácia holística: O termo holístico se transformou numa espécie de arrogância de alguns “terapeutas”. “Eu sou melhor que vocês porque sou mais holístico”. Holístico não tem nada de místico. É olhar o paciente por inteiro. Não precisa ser “quântico” ou “ortomolecular” pra isso

4) A ciência não pode testar a medicina alternativa: Se uma terapia afirma modificar sistemas fisiopatológicos e não é algum tipo de religião, seita ou crença infalível, então ela pode e deve ser testada cientificamente. Se um benefício não pode ser testado, talvez sequer exista.

5) A ciência não compreende a terapia alternativa: Não deixa de ser verdade. Muitas afirmações de terapias “quânticas” são tão absurdas que fogem à lógica científica. Mas isso é irrelevante. James Lind provou que limões tratavam escorbuto sem saber como funcionava a vitamina C.

6) A ciência tem preconceito contra ideias alternativas: Afirmação totalmente equivocada. Muitas ideias inusitadas trouxeram grandes avanços científicos. Todo grande cientista tem ideias dissidentes. Mas o inverso não é verdadeiro. Raramente um dissidente é um grande cientista.

7) Falácia da explicação científica: Alguns “terapeutas” usam explicações que soam científicas para dar crédito aos seus “tratamentos”. O jargão científico impressiona os pacientes e até mesmo outros profissionais de saúde, mesmo com um discurso vazio ou impreciso.

8) A falácia do equipamento científico: alguns “terapeutas” usam equipamentos mirabolantes, como o Aqua Detox que diz extrair toxinas pelos pés. A água fica marrom, dando a impressão que toxinas estão saindo do corpo. Isso é apenas uma reação química para impressionar o usuário.

9) Falácia do ensaio clínico científico: “Terapeutas” citam ensaios clínicos que “embasam” sua prática clínica, mas por meio do “cherry picking”, ou seja, citando apenas aquilo que confirma sua crença, sem avaliar criticamente a qualidade da evidência e do ecossistema científico.

*André Bacchi é farmacêutico, doutor em Ciências Fisiológicas, professor de Farmacologia e coordenador do Grupo de Estudos em Medicina Baseada em Evidências e Divulgação Científica da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso

VEJA TAMBÉM

O cuidado com produtos e medicamentos “naturais”

Cannabis medicinal: muitos confrontos e poucas evidências

Livros, textos e cursos de André Bacchi

Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas no que queremos acreditar?

Física quântica e charlatanismo: “A gente dá risada, mas é de pânico”, diz físico

    Contato

    Recent Posts

    Joanah Flor, Diablo Angel, Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo no Giro Musical

    Joanah Flor lança “Olhos de Avelã” no Dia Internacional Contra a LGBTfobia; Lajedo celebra 76…

    2 dias ago

    Laura Barker, diretora do NY Brazilian Film Festival, estreia como fotógrafa com ensaio inédito da atriz Priscila Reis

    Radicada em Nova Iorque há mais de uma década, Laura Barker é diretora e produtora…

    2 dias ago

    Bebé e Felipe Salvego apresentam show inédito e intimista em São Paulo

    Apresentação marca nova fase da cantora e revela faixas do próximo disco No dia 20…

    3 dias ago

    Fest Crew ocupa o centro de São Paulo com dança e muita arte

    Festival gratuito celebra trajetórias periféricas e queer no Centro de Referência da Dança, em 14…

    3 dias ago

    Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto velho”

    Escute aqui: https://umg.headmedia.com.br/pontodepretovelho Ana Cacimba lança o single “Preto Velho”, uma interpretação contemporânea de um ponto…

    3 dias ago

    Artigos científicos relatam benefícios da observação e do contato com a natureza

    Pela análise dos artigos, foi verificado que a grande maioria deles (94,03%) relata resultados positivos…

    3 dias ago