Ciência e saúde

Índia é primeira nação do planeta a pousar sonda espacial no polo sul da Lua

Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China conseguiram pousar suas sondas espaciais em regiões próximas ao equador lunar, mas nenhum deles havia conduzido uma missão de sucesso até o polo sul da Lua

A Índia alcançou um marco histórico e significativo ao se tornar a pioneira em pousar uma espaçonave nas proximidades do polo sul lunar, nesta quarta-feira (23/8).

Esse triunfo da missão Chandrayaan-3 da Índia chega poucos dias após a tentativa fracassada da Rússia, marcando seu retorno às missões lunares após 47 anos, quando sua sonda colidiu ao tentar pousar na mesma região.

Enquanto os Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China lograram pousar suas sondas espaciais em regiões próximas ao equador lunar, nenhum deles havia conduzido uma missão de sucesso até o polo sul.

Com grande entusiasmo, o primeiro-ministro Narendra Modi declarou: “A Índia agora deixou sua marca na Lua”, celebrando o êxito do módulo de aterrissagem indiano Vikram ao tocar suavemente a superfície lunar.

“Alcançamos um território inexplorado por outros países”, exaltou Modi, acompanhando o evento ao vivo da África do Sul, onde participava da cúpula dos Brics, juntamente a líderes como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Água na Lua

O polo sul lunar desperta grande interesse entre cientistas devido à possibilidade de conter água no satélite terrestre. A vasta extensão de superfície permanentemente sombreada na região é particularmente intrigante, pois se acredita que crateras na face escura da Lua, sempre na sombra, possam abrigar água congelada.

Disputa pela exploração do polo sul lunar No último domingo (20/8), o Luna-25 da Rússia, que deveria ter sido o primeiro veículo a realizar tal façanha, infelizmente colidiu com a Lua.

Essa missão marcava o retorno russo às explorações lunares após quase meio século.

De acordo com informações preliminares, a sonda de 800 kg “deixou de existir devido a um impacto com a superfície lunar”, conforme comunicado oficial da Rússia.

Mistério

O polo sul da Lua, segundo a NASA (Agência Espacial Americana), é um local repleto de mistério e potencial científico.

Não é surpreendente que uma “corrida espacial” tenha se desencadeado para alcançar essa região, afastada dos locais onde missões tripuladas pousaram na Lua décadas atrás, geralmente próximas ao equador.

Por que o polo sul da Lua se tornou um destino tão atraente para estudos científicos? Uma das razões principais, segundo os cientistas, é a possibilidade de água.

Dados coletados pelo Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, uma sonda que tem orbitado a Lua por 14 anos, indicam a presença de gelo de água em algumas das grandes crateras permanentemente sombreadas, que poderiam sustentar potencialmente formas de vida.

Chandrayaan-1

A missão lunar anterior da Índia, a Chandrayaan-1, foi a primeira a descobrir indícios de água na Lua, em 2008.

A perspectiva de encontrar água na Lua gera empolgação por diversas razões, de acordo com os cientistas.

O gelo de água não contaminado pela radiação solar pode ter se acumulado nas regiões polares frias ao longo de milhões de anos, oferecendo uma valiosa oportunidade para os cientistas analisarem e compreenderem a história da água em nosso sistema solar.

Novas missões

Nos próximos anos, a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Indian Space Research Organisation – ISRO) almeja uma série de metas ambiciosas. Isso engloba a ampliação da constelação de satélites, o pouso planejado de um rover lunar e a realização de missões tripuladas ao espaço.

Além disso, pretende-se desenvolver um motor semi-criogênico, bem como enviar uma série de missões não tripuladas aos corpos celestes próximos, como a Lua, Marte, Vênus e até mesmo o Sol.

A ampliação da capacidade observacional também está nos planos, com a implantação de mais telescópios espaciais em órbita para capturar fenômenos cósmicos e eventos do espaço profundo, ultrapassando os limites do Sistema Solar.

Estação espacial

Olhando mais à frente, as aspirações se estendem para um horizonte de longo prazo. Isso abrange a criação de lançadores reutilizáveis, bem como o desenvolvimento de veículos de lançamento de grande capacidade, incluindo os superpesados. A perspectiva inclui ainda a instalação de uma estação espacial, e a realização de missões de exploração que se estenderão aos planetas exteriores, como Júpiter, Urano e Netuno, assim como a asteroides. A exploração tripulada também será direcionada para luas e planetas.

Impactos na sociedade indiano

Não se pode subestimar o impacto dos programas conduzidos pela ISRO no cenário socioeconômico da Índia. Esses programas têm desempenhado um papel crucial no suporte aos setores civil e militar em diversas frentes, desde a gestão de situações de desastre até o fornecimento de serviços de telemedicina, além das missões de navegação e reconhecimento. Ademais, as tecnologias pioneiras desenvolvidas pela ISRO têm servido como alicerces para inovações significativas nos campos médico e de engenharia do país.

VEJA TAMBÉM

Programa InterD: Bonsucesso Samba Clube e a astronomia de Olinda em quadrinhos

Fundação Casa: adolescentes se encantam com a astronomia

    Contato

    Recent Posts

    Marcela Lucatelli lança Coisa Má: disco de pop ritualístico com colaborações de Kiko Dinucci e Romulo Fróes

    Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…

    1 hora ago

    Ana Cacimba lança o single “Efeito”, uma celebração ao amor leve e incondicional

    Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60  …

    1 hora ago

    Street Fighter 6 e Kunitsu-Gami: Path of the Goddess da Capcom chegando ao Nintendo Switch 2 em 5 de junho!

    A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…

    16 horas ago

    ZAPI GROUP apresenta portfólio de produtos e tecnologias para eletrificação rural na bauma 2025

    ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…

    17 horas ago

    Serviço especializado oferece segurança em festas infantis

    Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…

    22 horas ago

    Hill’s apresenta SD Cuidado Urinário e Controle de Bolas de Pelo para felinos

    A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…

    22 horas ago