Imagem de Victoria por Pixabay
O edital faz parte do Programa Aventura da Ciência, uma política pública de introdução e popularização da ciência que busca, por meio das mais variadas linguagens artísticas e intervenções pedagógicas, além da comunicação, compor uma estratégia híbrida que torne possível que as crianças pernambucanas sejam sensíveis às ciências. Inicialmente, será implementada no Museu Espaço Ciência e, posteriormente, expandida para todas as regiões do Estado.
Durante o evento de lançamento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), no bairro do Recife, a secretária de CT&I, Mauricelia Montenegro, reforçou que a sensibilização à ciência é um primeiro passo para que as crianças possam explorar o mundo de maneira criativa e questionadora. “Pernambuco sai na frente ao transformar esse conceito em uma política pública de Estado. Acreditamos que se as crianças não forem sensibilizadas, ele não pode ser um adulto que acredita na ciência. E a gente espera que essas crianças que serão sensibilizadas a partir deste edital, no futuro, estejam em posições importantes e de transformação”, reforçou a gestora. “Pernambuco mais uma vez está na vanguarda, trazendo algo novo. Estamos quebrando paradigmas”, completou o secretário executivo de CT&I, Kenys Bonatti.
Edital – Com um investimento total de R$1 milhão, o edital vai apoiar financeiramente docentes vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE) no desenvolvimento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à primeira e segunda infância. Os recursos serão distribuídos em duas categorias: Faixa A, destinada à produção de livros infantis ilustrados e materiais didáticos para educadores, e Faixa B, voltada à criação de obras audiovisuais, como videoclipes e produções ficcionais interativas.
A iniciativa é uma estratégia do programa Inova PE, pacote de ações estaduais para o fortalecimento da política de CT&I em Pernambuco. “Com este edital, estamos propondo uma ferramenta inédita de popularização da ciência, além de cumprir com o compromisso de gestão da governadora Raquel Lyra, que busca um plano de governo com políticas públicas diversas e inclusivas”, pontuou o diretor de Sensibilização e Difusão Científica, Diogo Lopes.
As inscrições estarão abertas até 28 de abril e os interessados devem realizar a inscrição por meio do Sistema AgilFAP (agil.facepe.br/). “Está feito o convite para que pedagogos, comunicólogos, artistas e demais profissionais que possam compor esse grupo, que nascerá de forma transdisciplinar, façam suas propostas e contribuam para uma sociedade sensibilizada à ciência. Nosso objetivo é possibilitar para Pernambuco a existência de novos cientistas, que irão engrandecer ainda mais a história desse Estado, que é um país realmente, não à toa está saindo à frente do mundo com uma política pública de sensibilização à ciência olhando crianças da primeira infância”, ressaltou o gerente geral de Comunicação, Aluizio Guimarães, co-criador do Programa Aventura da Ciência e do edital de Sensibilização à Ciência.
O resultado final será divulgado a partir de 23 de maio e os projetos selecionados começarão a ser contratados a partir de 26 de maio. Para mais informações, o edital está disponível no site oficial da FACEPE.
Faixa A: Obras literárias (livros infantis ilustrados para Educação Infantil e Ensino Fundamental), com valor máximo de R$ 40.000,00 por proposta
SAO PAULO, April 02, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A B3, a principal bolsa de valores…
O professor doutor Washington S. Ferreira Júnior assume a Coordenação Geral da Rede Resiclima Aprofundar…
O interesse por procedimentos estéticos minimamente invasivos segue em crescimento no Brasil. Segundo a Surgical…
Para a equipe, a iniciativa, que já é realizada desde 2011, tem o objetivo de…
O cantor e compositor Vagner Araújo estará em turnê a partir de junho. O circuito…
SAN FRANCISCO, April 01, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Picus Security, empresa líder em validação…