Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Pensamento científico: observatório da SBPC vai monitorar liberdade de expressão
Criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, observatório pretende acompanhar casos que atentem contra liberdade de expressão de professores e pesquisadores brasileiros
Com a missão de registrar e encaminhar às autoridades competentes qualquer atentado à liberdade de expressão e à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento científico, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou na manhã desta segunda-feira, dia 21 de junho, o Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade. O evento contou com transmissão da página do Jornal da USP.
O evento teve a participação dos integrantes de sua Comissão e de representantes de instituições parceiras na iniciativa: Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT), Comissão Arns, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Observatório do Conhecimento, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e das Ciências Sociais Articuladas. Também participam o presidente e vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral.
Veja também
“Jair Bolsonaro mente, nega a ciência e coloca a vida dos brasileiros em risco”, diz Natalia Pasternak
Tudo sobre cloroquina e “tratamento precoce”, por Natalia Pasternark e Carlos Orsi
Pensamento científico é questão de utilidade pública, defende professor da UFPE
O observatório terá uma plataforma onde será possível encontrar manifestações da entidade e materiais diversos relacionados ao tema, incluindo notícias, artigos, debates e vídeos.
Um dos integrantes da comissão é o professor da Faculdade de Direito (FD) da USP Conrado Hübner Mendes, que foi alvo em maio deste ano de uma representação proposta pelo procurador geral da República Augusto Aras junto à USP, numa “evidente tentativa de constranger o professor e seus pares”, conforme declararam os integrantes do observatório. Outra integrante da USP é a professora Deisy Ventura, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).
Também participam da comissão Maria Filomena Gregori, do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Deborah Duprat, jurista; Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Sérgio Carrara, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Carlos Benedito Martins, da Universidade de Brasília (UnB); Elizabeth Villela da Costa, do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH); e Marcela Lupoli, advogada na Cesnik, Quintino e Salinas Advogados (CQS).
Assista ao evento de lançamento do Observatório Pesquisa, Ciência e Liberdade.
.