Música

Owerá lança música Resistir Pra Existir

Owerá lança música Resistir Pra Existir cantando em português e guarani e percebe que, ao dar luz para a sua língua mãe, fortalece a representatividade do seu povo

Resistir Pra Existir é uma canção de Owerá, artista indígena que vive na Aldeia Krukutu, no extremo sul da cidade de São Paulo. Realizada em parceria com o projeto Culturas do Anti Racismo na América Latina, da Universidade de Manchester (Inglaterra), a faixa tem produção de Kelvin Mbarete (integrante do grupo de RAP indígena, Brô MC’s) e letra de Owerá. Assista ao clipe aqui e ouça nas plataformas aqui.

Owerá lança música Resistir Pra Existir cantando em português e guarani, Owerá percebe que, ao dar luz para a sua língua mãe, fortalece a representatividade do seu povo. E deseja que cada etnia valorize e mantenha viva a sua cultura: “quando canto, falo sobre a minha vida, como fui criado. Dedico essa música para todos os povos indígenas, pois estamos todos resistindo. Mantenham a sua cultura. O nosso pensamento, é que para manter a natureza viva, tem que deixar ela em paz. Não mexer nela”.

Além disso, ele comenta sobre a mensagem direta do título: “Nessa música eu falo sobre a resistência mesmo, em estar lutando mesmo sofrendo genocídio, vendo toda a História seguir adiante. O que eu falo também é muito sobre a política territorial. Começo a cantar falando sobre a chegada dos brancos aqui, em 1500, quando aconteceu o massacre. Muitos dos nossos povos foram exterminados. Mas eu digo que eles se mantêm vivos. Somos nós, os mais jovens, que estamos aí, em vários lugares do Brasil, carregando no sangue a mesma luta”.

Owerá x Kelvin Mbarete

Quem assina o beat e produção da música é Kelvin Mbarete, integrante do Brô MC’s, grupo de RAP indígena, das aldeias de Jaguapirú e Bororó, de Dourados (MS). A parceria entre os dois se repete depois do feat Resistência Nativa que lançaram com o Oz Guarani, no ano passado.

“Esse é o primeiro lançamento que faço com um produtor indígena. Gostei muito, estou muito feliz com isso. E espero que tenham mais artistas assim, em todas as frentes de trabalho, para fortalecer o movimento. O trabalho com o Kelvin foi muito rápido, saiu naturalmente, nem percebemos o tempo que passou. Fui conduzindo, falando qual o estilo que eu queria, qual a pegada. Daí ele me mandou o beat e eu fiz a letra”.

Novo álbum

Owerá prepara o lançamento do seu segundo álbum, Mbaraeté, ainda para este ano. O disco, que é uma parceria com a Natura Musical, terá o primeiro single divulgado neste primeiro semestre, previsto para Junho. No novo trabalho, o artista indígena vai contar com as participações de Djuena Tikuna, Célia Xakriabá, Brô MC’s, OzGuarani e Ibã Huni Kuin.

Da Assessoria

Veja Mais

Streaming já corresponde a 85,6% do mercado musical no Brasil

Cena Nova apresenta novos nomes da música de Pernambuco

Ecad lança segundo relatório sobre mulheres na música

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

    Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…

    9 horas ago

    Xsolla expande liderança em desenvolvimento e inovação de jogos na APAC com novas parcerias estratégicas com a cidade de Busan e a BDAN

    A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…

    10 horas ago

    Velocity mira expansão na América Latina com a nomeação de Renata Berardocco como Diretora Geral da América Latina

    DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…

    16 horas ago

    SIAL Paris 2024: uma edição excepcional em comemoração ao seu 60º aniversário

    A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…

    16 horas ago

    China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua

    A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…

    1 dia ago