Corporativas

Orgulho LGBTQIA+: Empresas engajadas o ano todo

Badaró Design cria uma parada virtual permanente com artistas LGBTQIA+

Considerado o mês do orgulho LGBTQIA+, junho é a época do ano em que cada vez mais empresas se vestem de arco-íris e promovem conteúdos sobre a diversidade. Mas e depois? Qual o legado que permanece quando chegamos em julho? A consultoria e estúdio de design Badaró criou uma experiência imersiva e gamificada de uma exposição artística.

A 1a Parada Criativa LGBTQIA+ foi criada a partir dos conceitos de UX e UI, especialidade da empresa, na plataforma Gather Town. Foram selecionados 20 artistas e coletivos, a partir de convocações nas redes sociais para que os seguidores comentassem com sugestões de artistas independentes.

É possível conferir trabalhos nas mais diversas áreas: dança, artes visuais, música e performance. Todos se reuniram no Dia do Orgulho (28/06) e puderam viver um clima virtual similar à exposições culturais, interagindo com todos em tempo real, em um cenário criado especialmente para a ocasião.

A receptividade foi tão positiva que a exposição passou a ser permanente – ela pode ser acessada a qualquer momento em um link permanente no Gather.  Para participar, basta criar um avatar e navegar pelo “Parque do Vale”, repleto de referências às paradas do passado.

50% do staff da Badaró se identifica como LGBTQIA+ – incluindo o CEO, Fernando Camargo. Além disso, a empresa sempre se posicionou por pautas progressistas em suas redes sociais. O evento foi um caminho natural. “Um dos valores da Badaró é a diversidade. A criação dessa plataforma é uma maneira de reforçarmos esse valor da diversidade também para o público externo”, afirma Thaís Cruz, Gerente de Marketing.

“Proporcionamos aos nossos colaboradores e visitantes uma verdadeira experiência imersiva, onde pudemos conhecer a arte e cultura de artistas repletos de talento que merecem ganhar o mundo”, completa o CEO Fernando Camargo. “O evento conseguiu representar e expressar muito nossa essência, com foco na diversidade e nas pessoas”, completa.

Veja como foi a Parada Cultural LGBTQIA+, agora permanente

Uma galeria virtual e imersiva

A lógica da plataforma Gather Town, que abriga a Parada Cultural Badaró, é semelhante a um videogame: o visitante é convidado a criar um avatar e é transportado para um ambiente virtual – o “parque do vale”. Ao passar por flâmulas arco-íris, é só apertar a tecla X para ver as obras expostas.

Além disso, foram “instaladas” jukeboxes tocando músicas de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Cher e outros ícones queer. Um campo das bandeiras também foi criado, para que o visitante possa tirar fotos nas bandeiras que correspondem à sua orientação sexual.

Uma área voltada para oportunidades na área de trabalho foi criada, com links para o Transempregos e para a Rede Brasileira de Mulheres LBTQ, organizações que lutam pela visibilidade e inclusão queer no mercado.

Como na “vida real”

A escolha da Badaró pela plataforma Gather tinha como objetivo simular um ambiente real – a webcam e o microfone são ativados apenas quando os avatares se aproximam e todos podem começar a conversar.

Para o cantor e compositor Gaê, um dos artistas convidados, isso fez toda a diferença. “Eu fiquei impressionado. Assim que eu entrei eu achei que não seria possível existir uma ação que nos aproximasse das relações presenciais das quais sentimos tanta falta. Me surpreendi! Poder conhecer pessoas, começar conversas sobre uma obra, andar e conhecer outros artistas… Isso trouxe em mim um pouco da paixão de estar presente com o público”, conta.

Rúbia Romano é performer e participou da Parada Criativa através do coletivo drag king Kings of the Night, de Curitiba. Ela conta que chegou a fazer amizades durante a parada criativa. “Encontrei várias coisas que costumamos ver em uma feira, temos os estandes, vemos a cara das pessoas, entramos nas panelinhas de conversas, interagimos… E acabei fazendo amigos mesmo, tem gente que continuo falando no insta, que nos conhecemos naquele evento”, detalha.

Orgulho todos os dias

A Parada Criativa LGBTQIA+ Badaró pode ser acessada neste link, com todas as instruções para quem usa a plataforma Gather pela primeira vez: http://bit.ly/paradalgbtqiabadaro.

Confira os artistas da Parada LGBTQIA+ Badaró e os siga nas redes

    Contato

    Recent Posts

    Arena Radical traz diversão para São Paulo

    A Associação Brasileira de Esportes de Ação (ABEA) realizará mais uma edição da Arena Radical…

    8 horas ago

    Botucatu recebe profissionais do beach tennis no Champs Open

    O beach tennis voltará a ser destaque no interior de São Paulo durante todo o…

    9 horas ago

    A SLB e a NVIDIA colaboram para desenvolver soluções de IA generativa para o setor de energia

    A SLB (NYSE: SLB), empresa global de tecnologia energética, está ampliando sua colaboração de longa…

    9 horas ago

    Caravana da Criança atende a cerca de 2.500 mil estudantes

    O Coletivo Educação pela Arte promove a 7ª temporada da Caravana da Criança neste ano…

    10 horas ago

    Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

    A Cia. de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ), com patrocínio do…

    11 horas ago

    Botucatu recebe neste domingo, 22, o Arena Freestyle

    O final de semana será de manobras radicais na cidade de Botucatu, interior de São…

    12 horas ago