Considerado o mês do orgulho LGBTQIA+, junho é a época do ano em que cada vez mais empresas se vestem de arco-íris e promovem conteúdos sobre a diversidade. Mas e depois? Qual o legado que permanece quando chegamos em julho? A consultoria e estúdio de design Badaró criou uma experiência imersiva e gamificada de uma exposição artística.
A 1a Parada Criativa LGBTQIA+ foi criada a partir dos conceitos de UX e UI, especialidade da empresa, na plataforma Gather Town. Foram selecionados 20 artistas e coletivos, a partir de convocações nas redes sociais para que os seguidores comentassem com sugestões de artistas independentes.
É possível conferir trabalhos nas mais diversas áreas: dança, artes visuais, música e performance. Todos se reuniram no Dia do Orgulho (28/06) e puderam viver um clima virtual similar à exposições culturais, interagindo com todos em tempo real, em um cenário criado especialmente para a ocasião.
A receptividade foi tão positiva que a exposição passou a ser permanente – ela pode ser acessada a qualquer momento em um link permanente no Gather. Para participar, basta criar um avatar e navegar pelo “Parque do Vale”, repleto de referências às paradas do passado.
50% do staff da Badaró se identifica como LGBTQIA+ – incluindo o CEO, Fernando Camargo. Além disso, a empresa sempre se posicionou por pautas progressistas em suas redes sociais. O evento foi um caminho natural. “Um dos valores da Badaró é a diversidade. A criação dessa plataforma é uma maneira de reforçarmos esse valor da diversidade também para o público externo”, afirma Thaís Cruz, Gerente de Marketing.
“Proporcionamos aos nossos colaboradores e visitantes uma verdadeira experiência imersiva, onde pudemos conhecer a arte e cultura de artistas repletos de talento que merecem ganhar o mundo”, completa o CEO Fernando Camargo. “O evento conseguiu representar e expressar muito nossa essência, com foco na diversidade e nas pessoas”, completa.
A lógica da plataforma Gather Town, que abriga a Parada Cultural Badaró, é semelhante a um videogame: o visitante é convidado a criar um avatar e é transportado para um ambiente virtual – o “parque do vale”. Ao passar por flâmulas arco-íris, é só apertar a tecla X para ver as obras expostas.
Além disso, foram “instaladas” jukeboxes tocando músicas de Pabllo Vittar, Gloria Groove, Cher e outros ícones queer. Um campo das bandeiras também foi criado, para que o visitante possa tirar fotos nas bandeiras que correspondem à sua orientação sexual.
Uma área voltada para oportunidades na área de trabalho foi criada, com links para o Transempregos e para a Rede Brasileira de Mulheres LBTQ, organizações que lutam pela visibilidade e inclusão queer no mercado.
A escolha da Badaró pela plataforma Gather tinha como objetivo simular um ambiente real – a webcam e o microfone são ativados apenas quando os avatares se aproximam e todos podem começar a conversar.
Para o cantor e compositor Gaê, um dos artistas convidados, isso fez toda a diferença. “Eu fiquei impressionado. Assim que eu entrei eu achei que não seria possível existir uma ação que nos aproximasse das relações presenciais das quais sentimos tanta falta. Me surpreendi! Poder conhecer pessoas, começar conversas sobre uma obra, andar e conhecer outros artistas… Isso trouxe em mim um pouco da paixão de estar presente com o público”, conta.
Rúbia Romano é performer e participou da Parada Criativa através do coletivo drag king Kings of the Night, de Curitiba. Ela conta que chegou a fazer amizades durante a parada criativa. “Encontrei várias coisas que costumamos ver em uma feira, temos os estandes, vemos a cara das pessoas, entramos nas panelinhas de conversas, interagimos… E acabei fazendo amigos mesmo, tem gente que continuo falando no insta, que nos conhecemos naquele evento”, detalha.
A Parada Criativa LGBTQIA+ Badaró pode ser acessada neste link, com todas as instruções para quem usa a plataforma Gather pela primeira vez: http://bit.ly/
Moara @moaramusica Thiago Vicente @rodalume Amélia Melo @ame_loa Lino Arruda @monstrans_hq Carolina @carolnaine Jesus Lumma @jesuslumma Eros @meroserros Gab Brasil @gabeehbrasil Celso Mateus @celsomon Daniel Romano @ratodistopico Bione @b.i.o.n.e Gaê @somdegae Kellvn @gardeniablueboy Paulo e Isa @pauloeisadanca Diana Salu @diana.salu Carolina Oliveira @carulimao DJ Karla Gnom @djkarla.gnom Coletivo Kings Of The Night @kings.of.the.night Carlos Ferrera @carlosferreraoficial |
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…