Depois de debutar com Batismo de Ogã e apresentar Caminho de Casa, com participação de Lirinha, o grupo pernambucano Okalonam lança seu primeiro disco, A Visão. Em sete faixas, que incluem as já citadas, o grupo mostra sua devoção aos sons ancestrais e à musicalidade pernambucana. A bolacha sai com apoio da Lei Aldir Blanc de incentivo cultural.
O álbum chega às plataformas de streaming nesta terça (22) e foi batizado assim por simbolizar “a raiz entre a periferia e os tambores africanos. Como quilombos modernos que unidos pela cultura e fé produzem um batuque celestial que passa a visão para quem não despertou do sono da dormência secular”, explica Rafa Almeida.
É nesse arcabouço de referências musicais ancestrais que Rafa Almeida ao lado de Deco Trombone, Nego Henrique e Emerson Calado, Okalonam se forma.
O grupo se propõe a ser enredo, numa visitação dos lugares e sons experienciados pelo de corpo e alma pelos seus criadores.
Coloca lado a lado ancestralidade e modernidade, profundidade e fé. Sobre A Visão, “o público pode esperar um espetáculo de som. Uma experiência imersiva. Você entra dentro da música para sentir a energia e a força do candomblé”, completa Rafa Almeida.
A Visão foi gravado no Estúdio Estelita, no Recife. O processo começou no encontro de Rafa, Nego e Deco Trombone no palco do Festival São Batuque de 2018 em Brasília.
“Desse encontro começamos a pensar no projeto e compor, articulando as participações e pouco a pouco gravando as faixas. O resultado tá aí: um som que vai em busca de sons europeus, com referências da África, da cultura das Nações Africanas, do nagô, Ketu e Angola; que encontra com sons ampliados, para sampleadores e vozes africanas”.
O passeio musical versa pela mistura equilibrada de metais, percussão, cordas e vocais evoluindo por narrativas de celebração da nossa cultura, nossas religiões ancestrais e nossos ritmos.
O trabalho tem participações especiais de músicos como Karynna Spinelli, Lirinha, Emerson Calado, Isadora Melo, Gabi da Pele Preta, Nego Henrique e Vitor Araújo.
A ode à religiosidade e à cultura africanas são materializadas nas faixas Yourubeat Equilhybrido, Louvação Xangô e o Batismo de Ogã. Sons das paisagens urbanas e rurais também são referências para as músicas de A Visão.
Em um futuro pós isolamento social, o grupo diz almejar que a música alcance diferentes públicos para poder retornar à rotina de shows e apresentar a performance de cima dos palcos, em diferentes cidades, estados e países. A Visão está disponível no Spotify, Youtube, Apple Music, Amazon Music e Deezer.
Instagram – https://www.instagram.com/okalonam/
Facebook – https://www.facebook.com/okalonam
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…