China pode passar à frente dos EUA em envio de pessoas de volta à Lua
Oficina do Sabor celebra Luiz Gonzaga em prato da Boa Lembrança 2024
O novo prato da Boa Lembrança do Oficina do Sabor, restaurante do Chef César Santos, em Olinda, faz uma justa homenagem a Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião. Batizado de ‘Danado de Bom’, uma das canções mais conhecidas do artista, a receita reúne ingredientes conhecidos dos paladares nordestinos.
“Luiz Gonzaga foi a minha inspiração para criar o prato da Boa Lembrança deste ano. Ele é um ícone da nossa cultura, que nos deixou há 35 anos. A sua música faz parte da trilha sonora da vida de todo nordestino, inclusive da minha, que tenho as melhores lembranças de ouvir suas canções desde criança… Além disso, o forró recentemente foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Então, é uma dupla homenagem”, explicou César Santos.
“Neste ano, a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança está completando 30 anos, com mais de 2 milhões de cerâmicas produzidas, um marco super importante, e o Oficina do Sabor é associado há 28 anos. É uma parceria muito bonita, com muitos pratos que ajudam a contar boa parte dessa história.”, completou o chef.
O Danado de Bom (R$148) é um suculento filé de carne de sol na manteiga de garrafa e cebola roxa, acompanhado de cuscuz sertanejo, molho de queijo e cheiro verde, simbolizando as riquezas do Nordeste. Como manda a tradição da Boa Lembrança, o cliente que pedir o prato levará para casa uma cerâmica pintada à mão, que retrata a imagem de Luiz Gonzaga com sua inseparável sanfona, a pomba asa branca, e o cacto, que representa a força e a resistência da região.
O prato já está disponível no cardápio do Oficina do Sabor, mas será lançado oficialmente no dia 13 de março, exclusivo para convidados.
OFICINA DO SABOR – Localizado em um charmoso casarão do século XIX, na Cidade Alta, em Olinda, a varanda do Oficina do Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que vão conhecer a Cidade-Alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas do chef César Santos. A casa ostenta vários prêmios de excelência ao longo da sua história e foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, entre os cinco pernambucanos no ranking realizado pela revista Exame.
BOA LEMBRANÇA – A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi fundada em março de 1994, em Petrópolis (RJ), com a proposta de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais. O Prato da Boa Lembrança é o troféu de colecionador, feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado. Com mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança já produzidos, a Associação possui membros em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade.
Serviço:
Danado de Bom (R$ 148)
Restaurante Oficina do Sabor
Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda-PE
Fone: (81) 3429.3331 | (81) 99207-3524
www.oficinadosabor.com | @oficinadosaborpe