Voltada para pessoas surdas, a oficina oferece experiências educativas e sensoriais que estimulam a expressão artística dos participantes por meio da interação com a tecnologia.
O projeto “Oficina de Robótica Artística – Sons e Sentidos” combina arte e tecnologia em oficinas gratuitas que utilizam música e robótica como ferramentas de educação e estímulo sensorial para pessoas surdas. As aulas, realizadas no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro, são conduzidas em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
A oficina propõe o desenvolvimento de bonecos robóticos percussionistas e a criação rítmica por meio de softwares. Para possibilitar essa interação sensorial, o projeto utiliza mochilas vibratórias que transmitem as vibrações das batidas das músicas para quem as veste. Além disso, é utilizado um software visual de apoio à percepção rítmica, que permite acompanhar o ritmo dos instrumentos através de símbolos e uma linha do tempo exibidos em uma tela.
“O ritmo faz parte da vida de todos nós. Começando pelo coração. Uma analogia interessante falar de ritmo e coração, nos leva a pensar no afeto. Quando propomos uma oficina com pessoas surdas, foi pensando no desafio que é despertar o afeto através de batidas rítmicas utilizando tecnologias que permitem atrair essas pessoas para um lugar pouco conhecido, mas que está presente em sua vida”, destaca Stella Savelli, coordenadora da oficina.
A turma desta edição já está em andamento. Ao final da oficina, em novembro, será realizada uma exposição sensorial na Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia do INES. A exposição apresentará os bonecos robóticos em ação, com performances rítmicas abertas aos frequentadores do espaço e ao público em geral.
“A oficina pretende criar um ambiente onde imaginação e tecnologia se unem para transformar ideias em realidades, promovendo uma cultura de experimentação, colaboração e aprendizado, além de incentivar o debate e a reflexão sobre as diversas possibilidades que surgem na interseção entre arte e tecnologia” conclui Stella.
Contemplado no edital Pró-Carioca Diversidade Cultural – Edição Paulo Gustavo (04/2023), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto é coordenado por Jasmin Dansa e Stella Savelli em parceria com a Teia Cultural.
Sobre a ‘Oficina de Robótica Artística – Sons e Sentidos’
A Oficina de Robótica Artística é um projeto que conecta arte e tecnologia, promovendo oficinas que integram música, robótica e criação artística para jovens, adolescentes e adultos. Criada em 2022, a oficina tornou-se uma referência na integração de arte e tecnologia, despertando o interesse pela de jovens pela expressão artística por meio de ferramentas tecnológicas e animatrônicas, e incentivando a experimentação e o aprendizado colaborativo. Com valores centrados em inovação, expressão artística, educação, colaboração e inclusão, a oficina busca inspirar uma nova geração a explorar suas habilidades criativas e técnicas, criando um ambiente onde imaginação e tecnologia se unem para transformar ideias em realidade.
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…
Primeira prensagem nacional de '"Feijoada Acidente?" - Brasil' tem edição limitada a 500 cópias (400…
FAITHLESS é o quarto álbum banda de metal recifense Pandemmy lança seu quarto álbum de…