Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
O poder do Talibã e o impacto sobre as mulheres é tema de livro
A retomada do poder do Talibã no Afeganistão resgata uma discussão importante: como é e como será para as mulheres viverem em um regime teocrático? A preocupação é ponto de partida de uma extensa literatura. Um dos livros do qual é possível aprender o quão nefasto pode ser este regime é A Costureira de Khair Khana, da jornalista Gayle Tzemach Lemmon, publicado na versão impressa pelo Grupo Editorial Pensamento e em áudio pela Tocalivros Studios.
Nos anos 1990, a vida que a jovem Kamila Sidiqi conhecia mudou da noite para o dia quando o Talibã tomou o controle da cidade de Cabul. Depois de estudar para ser professora, Kamila foi confinada em casa e proibida de estudar.
Quando seu pai e irmão mais velho foram obrigados a abandonar a cidade, tornou-se a única provedora do lar. Criou, sozinha os cinco irmãos e um próspero negócio que salvou a sua família e também mobilizou a comunidade que estava sob o domínio do grupo extremista.
Poder do Talibã e proibição às mulheres
A narrativa baseada em fatos detalha as regras rígidas e autoritárias do Talibã, como o uso obrigatório do chadri (vestimenta que cobre totalmente o corpo), a proibição de andar nas ruas sem a companhia de um homem e também o impedimento de exercer quase nenhuma profissão, entre outras atrocidades.
Este foi o primeiro título produzido pela Tocalivros e, segundo o produtor artístico Clayton Heringer, a escolha cuidadosa ocorreu para exaltar a coragem de mulheres como Kamila, mas também para mostrar que, assim como o audiolivro, esta biografia é uma mudança de paradigma e inspiração para todos. “Uma história que precisa ser ouvida para não esquecer, mas o mais importante: para não se repetir”, presume Clayton.
Ficha técnica:
Audiolivro: A Costureira de Khair Khana
Autora: Gayle Tzemach Lemmon
Narradora: Stella Tobar
Editora: Grupo Editorial Pensamento
Selo: Seoman
Produção: Tocalivros Studios
Duração: 07h23m28s
Onde escutar: Tocalivros
Sobre a Tocalivros: Há sete anos no mercado de audiolivros, a Tocalivros possui em seu acervo mais de 2,5 mil audiolivros e 20 mil eBooks para levar aonde quiser. Os títulos podem ser escutados pelo aplicativo em dispositivos móveis ou computador e estão disponíveis em iOS e Android na Apple Store e no Google Play. Baixe no site: www.tocalivros.com.
Veja também
Fundamentalismo evangélico dificulta ensino da cultura negra em Pernambuco, aponta pesquisa
Os perigos do fundamentalismo cristão no Brasil