Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
O esvaziamento da palavra “DEBATE”
Por AD Luna
Imagem de jamesoladujoye por Pixabay
Coisas que têm acontecido com certa frequência atualmente:
“Nesta quinta, às 16h, no Programa Pense Igual FM, as sociólogas Amostrada da Silva, Misericórdia Nunes e Rosidental Bengala participam de DEBATE a respeito da reforma da previdência”. Detalhe: TODAS as três são A FAVOR da reforma, mas vão “””””debater”””” a respeito. (?????????)
“Integrantes da Liga das Mulheres em Favor da Vida, Maratonilda VickVaporub, Mirandilba Gellis e Antuérpia Coisado DEBATEM nesta terça, às 17h, na Casa das Mães Virgens, Projeto de Lei que criminaliza qualquer forma de aborto”. Todas as ladies são CONTRA o direito das mulheres em abortar, mas vão “”””debater””” sobre o tema.
Eu achava que DEBATE era confronto de ideias, indivíduos com visões diferentes expondo argumentos contra e a favor de determinado assunto. Mas agora estão usando a palavra para classificar reuniões, encontros de pessoas que pensam de forma semelhante.
Isso não estaria mais para “diálogo”, “troca de ideias” e “experiências” do que para debate?
Aproveitando…
Definição do Wikipedia: Debate é um modelo de contestação baseado na argumentação na qual duas ou mais ideias CONFLITANTES são defendidas ou criticadas com base em argumentos.
LEIA TAMBÉM
Como debater e discordar de maneira honesta