Mostra Fluxo Fantasia inaugura neste sábado (15) na Torre Malakoff e reúne 75 fotografias, desenhos inéditos e vídeos do artista Guilherme Patriota
O artista visual Guilherme Patriota inaugura neste sábado (15), a partir das 16h, a sua primeira exposição individual. Intitulada “Fluxo Fantasia”. A mostra fica em cartaz na Torre Malakoff, até o dia 30 de março, e reúne 42 desenhos, 75 fotografias e dois vídeos artísticos.
A curadoria é de Laura Sousa e Renata Pimentel. A entrada é gratuita, mediante apresentação de comprovante de vacinação e uso de máscara. “A exposição exalta a pluralidade de Guilherme como criador de personas e seus contextos ou cenários. Entre o colorido e o preto e branco, o figurativo e as formas geométricas”, afirma Laura Sousa.
Criação de um universo que induz a muitas descobertas em suas minúcias e interligações, “Fluxo Fantasia” ocupa quatro salas no primeiro andar da Torre Malakoff e traz observações do cotidiano e suas contradições, cores, paisagens, personagens, disputas e encontros.
“Esta exposição tem um significado muito importante para mim, dado que é uma observação minuciosa de duas mulheres incríveis (Laura Sousa e Renata Pimentel) sobre minha produção de mais de vinte anos ininterruptos. É uma busca por um equilíbrio pessoal enviesado ao próprio equilíbrio artístico, o equilíbrio do planeta”, afirma Guilherme Patriota.
Os desenhos apresentados, feitos com nankin, lápis colorido, canetas porosas e outros materiais, são de diferentes dimensões e, no conjunto, estão presentes trabalhos que pertencem às séries “Geométrico Anti-geométrico”, “Processo de Passagem”, “Sistemas” e, também, desenhos sem título.
Outro destaque da mostra é a série “Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada” exibida, primeiramente, de forma virtual e que terá um recorte que poderá ser visto presencialmente.
O conjunto de fotografias pertence à série “Recife Mobille” (work in progress) revela o olhar investigativo e curioso de Guilherme diante de personagens e cenários registrados no Recife no momento em que o artista foi provocado por cores, ângulos e por situações inusitadas.
Guilherme Patriota é artista, jornalista, pós-graduado em Literatura e Estudos Culturais, estudou Cinema Político Latino Americano, é documentarista e produtor cultural com mais de 20 anos de experiência.
Nas artes visuais, desenvolve um trabalho contínuo desde 1999, entre desenhos, pinturas, colagens, doc art, vídeo arte e textos, participou de quatro exposições coletivas, ilustrou os livros “A Síndrome Ocidental” (Frederico de Navarro) e “De pueri et viri” (Antônio de Pádua Dias da Silva).
A realização da mostra é da Theia Produtores Associados e o incentivo é do Funcultura (Secult, Fundarpe – Governo de Pernambuco).
Via Assessoria
Veja Mais
Exposição gratuita “25 anos de futebol, música e diversão”
Exposição virtual “120 anos da Usina de Parnahyba”
Recife lança aplicativo interativo para mostrar os encantos turísticos da cidade
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…