Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio
Mostra de cinema Curta na Serra promove oficina de stop motion
Mostra de cinema promove oficina de stop motion e será ministrada pelo realizador de animação Paulo Leonardo
Com o objetivo de apresentar o cinema de animação ao público do Agreste e fomentar a cadeia produtiva do audiovisual no interior do Estado, a 3ª edição da mostra de cinema Curta na Serra promove, a partir de terça-feira (18), a oficina “Serra Animada”.
A Mostra de cinema Curta na Serra promove oficina de stop motion que vai abordar a técnica de stop motion e será ministrada pelo realizador de animação Paulo Leonardo. As aulas acontecem de forma presencial, até o dia 21 de janeiro, das 14h às 17h, no Centro de Artesanato de Pernambuco – unidade Bezerros. Como resultado prático da oficina, um curta-metragem animado será realizado durante as aulas.
De forma online, o Curta na Serra, que pela primeira vez acontece em formato híbrido, exibirá 35 curtas-metragens nacionais entre os dias 24 e 30 de janeiro. As obras poderão ser conferidas, gratuitamente, pelo público através do site Curta na Serra. Além disso, o evento ainda abriga em sua programação outras atividades formativas, culturais e ecológicas.
De acordo com o cineasta Marlom Meirelles, que assina a produção executiva da mostra, uma das novidades desta edição do Curta na Serra é o recorte nacional na seleção das obras. O curador Vitor Búrigo separou os curtas-metragens participantes em três panoramas temáticos, cada um com dez obras.
“É Preciso Estar Atento e Forte”, “Fantástico Imaginário” e “O Tempo ao Redor”. Cada um dos conjuntos abriga obras dos mais diversos gêneros cinematográficos, assim é possível conferir documentários, ficção, animação e ainda filmes experimentais.
O Curta na Serra também realiza duas mostras temáticas especiais. A primeira, “Mostra Homenagem Katia Mesel”, é um tributo a vida e obra da cineasta pernambucana, que é uma das homenageadas do evento ao lado de Das Neves, artista plástica natural de Bezerros. A segunda mostra especial, “Mostra Ver Ouvindo”, abriga filmes com recursos de acessibilidade comunicacional.
Ainda no quesito formação, a mostra promove a masterclass “Produção Audiovisual por uma Perspectiva do Interior de Pernambuco”, ministrada por Caio Dornelas, idealizador da Mostra Canavial de Cinema e do Curso Engenho de Imagens.
Já no dia 22 de janeiro, a partir das 19h, o Curta na Serra promove, de forma presencial, uma exibição pública de curtas-metragens na Vila de Serra Negra, especialmente para os moradores da zona rural de Bezerros.
Também integram a programação a roda de diálogos “Interiorização e audiovisual pós-pandemia”, que irá reunir realizadores de mostras e festivais de cinema para falar sobre como esses eventos sobreviveram durante a pandemia e quais são as expectativas para o futuro; uma visita ao MUCA – Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, em Gravatá; e ainda uma atividade de caráter ambiental: um mutirão de limpeza voluntária no Parque Ecológico da Serra Negra.
O Curta na Serra é uma realização da produtora Eixo Audiovisual, com apoio da Prefeitura de Bezerros, incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. Também são parceiros do evento o CNA, a TV Pernambuco, Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Bezerros, Festival Ver Ouvindo, Revista Jurema, Laurentur, MUCA, Bodega de Véio, Pousada Serra Negra, Pousada das Artes e Restaurante Mirante Serra Negra.
Veja mais
III Curta na Serra- Mostra de Cinema ao Ar Livre começa de forma híbrida
“Não olhe para cima”: Natalia Pasternak escreve sobre filme da Netflix