Ciência e saúde

Morre jornalista de ciência Maurício Tuffani

O jornalista Maurício Tuffani faleceu na manhã desta segunda-feira (31/05), aos 63 anos. Especializado em ciência, meio ambiente e ensino superior, começou a trabalhar na imprensa em 1978, como revisor dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, quando ainda estudava Matemática e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) e era professor de matemática e física no ensino médio.

Lançou o blog Direto da Ciência em 31 de março de 2016, no mesmo dia em que deixou o cargo de editor-chefe da revista Scientific American Brasil e encerrou as atividades de seu blog Maurício Tuffani, na Folha de S.Paulo, onde já havia atuado como repórter e editor de Ciência e, mais recentemente, como colaborador da mesma editoria.

Foi ainda redator-chefe e editor-chefe da revista Galileu (Editoria Globo), fundador e diretor editorial da revista Unesp Ciência, publicada pela Editora Unesp, e editor-executivo dos portais PNUD Brasil (do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Nações Unidas no Brasil.

Também foi responsável pela comunicação institucional de órgãos públicos do Estado de São Paulo, como a Secretaria da Educação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente. No nível federal, trabalhou na Câmara dos Deputados, inclusive durante a Assembleia Nacional Constituinte.

Na academia, foi professor convidado do Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo Científico (Labjor), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e do Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Artes, na USP. Desde 2011 era membro do Conselho Editorial da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Retornou à Unesp em 2021, para assumir o cargo de editor-chefe do Jornal da Unesp, relançado em abril deste ano.

Tuffani dedicou sua vida à divulgação científica, aproximando o público de nível superior interessado nos rumos do saber (inclusive humanidades e tecnologia), da gestão universitária e científica e da política ambiental. A presidência da Fundação Editora da Unesp lamenta profundamente essa perda, especialmente neste momento em que o país enfrenta a negação do valor da ciência.

A causa da morte ainda foi divulgada.

Com informações da assessoria da Unesp

    Contato

    Recent Posts

    Empresas promovem arte dentro de prédio em construção

    Duas empresas do setor imobiliário se uniram neste ano para promover artistas plásticos brasileiros contemporâneos…

    12 horas ago

    Uma Hispack maior busca acelerar soluções responsáveis para embalagens

    BARCELONA, Espanha, May 03, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- a Hispack 2024 se concentrará em embalagens…

    13 horas ago

    Migrações para o Brasil impulsionam representações culturais

    O fluxo de migrações internacionais para o Brasil, entre 2013 e 2022, resultou no nascimento…

    14 horas ago

    Nina Camillo se apresenta no espaço cultural Centro da Terra

    Músicas “Bem Te Vi” e “Vem Pro Céu” fazem parte da setlist da cantora, que…

    15 horas ago

    Manowar anuncia três shows no Brasil para novembro

    Manowar, após seu show épico de 2023 em São Paulo, irá abalar o solo brasileiro…

    16 horas ago

    Liverina lança single ‘Panelas’

    Liverina criou a música enquanto lavava panelas em sua própria casa. Durante esse momento, ela…

    16 horas ago