CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Mombojó toca em Olinda (PE) e lança single em homenagem a Alceu Valença
Versão da banda para a canção de Alceu Valença precede a chegada do disco em homenagem ao grande artista pernambucano previsto para janeiro de 2024
Grupo apresenta repertório ao vivo na Casa Estação da Luz, em Olinda, na noite anterior, em 07 de dezembro. Pré-save: https://distro.ffm.to/amor-
Amor que vai
Num cavalo alado chamado Brisa
Amor que vem
Num galope rasgado na beira-mar
O grupo Mombojó acaba de montar num cavalo alado chamado Brisa e se prepara para abrir um galope rasgado à beira-mar, para promover o lançamento de “Amor que vai”, o segundo single do projeto em homenagem ao imenso conterrâneo, Alceu Valença. A música chega semanas depois do embarque do grupo no trem “Estação da Luz”, o primeiro single, estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 08 de dezembro.
O disco está previsto para janeiro, mas na noite anterior, dia 07 de dezembro, o grupo apresenta ao vivo o repertório completo em show único de pré-lançamento na Casa Estação da Luz, em Olinda (PE). “‘Amor que Vai’ foi a primeira música que imaginamos gravar para este projeto. Sentimos que, de alguma maneira, Mombojó tem muitas referências na obra de Alceu, seja nas letras curtas, seja na citação das belezas naturais do Nordeste, isto é, em uma música que muda constantemente de vibração – ora calmante, ora instigante”, explica o vocalista Filipe S., entusiasmado em reverenciar a obra do mestre.
Com uma letra na qual Alceu versa sobre os amores que vêm e vão embora ao longo da vida, “‘Amor que Vai’ possui uma atmosfera que se encaixa muito bem no universo musical de Mombojó, proporcionando oportunidades para ser uma música com muita energia nos palcos e, ao mesmo tempo, com a suavidade característica”, complementa o artista, e alerta que o show acabará às 22h e às 24h a música já estará disponível.
Com mais de 20 anos de carreira e seis álbuns de estúdio, este será o primeiro disco de composições não-autorais do Mombojó. Originalmente lançada por Alceu em 1994, esta versão de “Amor que vai” resgata um pouco do espírito jovial da banda, com levadas que misturam o post-rock com sintetizadores analógicos. “Estamos super ansiosos para apresentar essas músicas ao vivo. Nossa primeira oportunidade será muito simbólica, pois tocaremos na Casa Estação da Luz, em Olinda. Acreditamos que não haveria modo mais adequado de dar início a esse trabalho”, finaliza Filipe, feliz com esse pontapé repleto de axé.
O Mombojó é: Felipe S. – Voz e Guitarra / Marcelo Machado – Voz e Guitarra / Chiquinho Moreira – Teclados e sintetizador / Vicente Machado – Bateria / Missionário José – Baixo, sintetizador
Mombojó em três minutos:
O Mombojó é uma banda brasileira formada em abril de 2001 no Recife, capital de Pernambuco. Após um circuito de sucesso nos palcos do Estado, em 2003 a banda ganhou incentivos culturais e gravou “Nadadenovo”, estreia em disco, lançado em 2004, com o qual conquistou excelentes críticas em todo o país (e relançado em vinil em 2019). Com o show, realizou uma turnê com casas lotadas nas principais praças do Brasil. O álbum ganhou o prêmio de Melhor Banda Brasileira em 2004 e, com o disco seguinte, “Homem Espuma”, ganhou o prêmio de Melhor Disco em 2006, ambos eleitos pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
Em 2010, o grupo lançou o terceiro CD, “Amigo do Tempo”, com o qual teve os clipes das músicas “Papapa” e “Antimonotonia” indicados a Melhor Clipe do Ano de 2010 e 2011, respectivamente, no VMB, prêmio anual da MTV. Em 2013, lançou o disco “Mombojó 11o Aniversário” e, no ano seguinte, “Alexandre”, ambos pela Som Livre/Joinha Records. Em 2017, lançou “Summer Long”, álbum gravado em parceria com a artista francesa Laetitia Sadier, em dobradinha da Som Livre no Brasil com o selo europeu Elefant Records.
Já em 2020 a banda lançou o álbum de músicas inéditas intitulado “Trilha Sonora Original do Filme Deságua” reunindo 12 singles lançados ao longo dos últimos 12 meses nas plataformas digitais. Em 1º de maio de 2021, junto da Quixó Produções, o Mombojó lançou o longa-metragem “Deságua”, que reúne material inédito a clipes da banda divulgados apenas pelas redes sociais, exibido no canal por assinatura Music Box Brasil. Ao longo desses anos, a banda já se apresentou pelos maiores festivais do país, incluindo o Lollapalooza, Abril Pro Rock, Rec Beat, Coquetel Molotov, Brasil no Ar (Barcelona), Grito Rock, Mada, Do Sol, Planeta Terra, Porão do Rock, Teresina Rock, SWU e TIM Festival, apenas para citar alguns.
Serviço: :
Mombojó – show de pré-lançamento do disco em homenagem a Alceu Valença
Casa Estação da Luz
Quinta-feira, 7 de Dezembro
Abertura da casa: 19h
Apresentação: 20h
Encerramento da casa: 22h
Rua Prudente de Morais, 313 – Carmo, Olinda, PE
Ingressos a R$60 inteira / R$30 meia-entrada
https://www.sympla.com.br/