CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável
Médicos Sem Fronteiras desembarca no Recife com série de atividades gratuitas para a população
Médicos Sem Fronteiras promove cinema, exposição, debates e lazer, combinando a programação a discussões sobre temas que envolvem o mundo humanitário
Recife, em Pernambuco, será palco da edição de 2024 do Transformações, evento realizado pela organização humanitária internacional, Médicos Sem Fronteiras (MSF), que levam atividades culturais, lazer, debates e palestras de graça para o público. A programação começa no dia 30/07 e vai até 03/08, ocupando diversos espaços da cidade.
Nesses cinco dias, o público vai conferir a exposição fotográfica Pergunte ao Tempo, assistir a dois documentários, participar de debates, além de conhecer o trabalho de ajuda humanitária desenvolvido pela organização médica em mais de 70 países. A diversidade de vozes e de atividades do evento têm como objetivo unir pessoas com os mais variados interesses para que sejam parte das transformações propostas em nossas ações.
A programação oficial será aberta com a inauguração da exposição fotográfica Pergunte ao Tempo, no dia 30/07, no Shopping Recife. Até o dia 25/08, o público poderá conferir 12 registros marcantes da história da organização, que oferece cuidados de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade há mais de 50 anos. As imagens são uma provocação para o público, que é levado a refletir sobre as constantes guerras, conflitos, epidemias e catástrofes que afetam de maneira recorrente populações ao redor do mundo.
No dia 31/07, às 19h, MSF realizará uma palestra diferente: o Trabalhe com MSF. Se você tem interesse em trabalhar com Médicos Sem Fronteiras, mas não sabe como, ou quer descobrir como é o dia a dia nos projetos no Brasil e ao redor do mundo com quem viveu essa experiência, esse é o espaço certo. Profissionais e recrutadores vão contar como é atuar em MSF e como as pessoas podem se candidatar a uma vaga. Spoiler: o trabalho é remunerado e também há oportunidades para quem não é da área médica. O evento acontece no Cinema da Fundação, Derby, na sala Aloísio Magalhães.
Como não poderia faltar, MSF trará um debate sobre os impactos da emergência climática nas populações vulnerabilizadas. Para discutir sobre o tema, vão estar reunidos na mesma mesa a responsável médica pelas operações na América do Sul de Médicos Sem Fronteiras, Lucia Brum, a co-fundadora e atual presidente da Associação Gris Espaço Solidário, Joice Paixão, e o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), Moacyr Araújo. O evento será no dia 01/08, às 9h, no auditório da Fiocruz dentro da Universidade Federal de Pernambuco, na Avenida Prof. Moraes Rego, s/n – Cidade Universitária, Recife.
O público ainda poderá assistir, no dia 02/08, às 19h, uma sessão de cinema com a apresentação de dois documentários, que será seguida de debate. O primeiro, Gaza: juventude sob ocupação, de 2022, retrata a vida de adolescentes na Faixa de Gaza, que nasceram durante o período de bloqueios, conflitos e escassez de itens essenciais. Em Gaza antes de 7 de outubro (2024), o público assiste ao curta-metragem filmado em maio de 2023, que mostra alguns dos muitos desafios para viver na região. Após a exibição, haverá um debate sobre os filmes e sobre a atual escalada da guerra em Gaza com Rafael Baltar, professor de direito internacional público na Unicap e mestre em direito internacional pela UERJ, e Renata Santos, psicóloga e presidente do Conselho Administrativo de Médicos Sem Fronteiras-Brasil. O jornalista Emannuel Bento, repórter de cultura do Jornal do Commércio e colaborador do Jornal Digital, será o mediador. A sessão será no Cinema da Fundação – Derby.
O Transformações encerra sua temporada em Recife com atividades ao longo da tarde de sábado (03/08) para todos os gostos e idades. A organização estará na Feira da Aurora com um stand cheio de atividades. Usando óculos de realidade virtual, o público poderá fazer uma viagem imersiva nos projetos ao redor do mundo sem sair da cidade. Também haverá distribuição de brindes e contação de histórias para crianças. A feira fica aberta ao público das 15h às 18h, na Rua da Aurora em frente à SEPLAG, 1377, Recife.
Quem tem um perfil mais atlético, encontrará a organização no Circuito SESC de Corrida. Celebrando a atividade física e a saúde, MSF marcará presença com um stand cheio de novidades e informações para o público presente. A corrida acontece entre 17h30 e 20h e sai da Avenida Rio Branco, s/n Recife Antigo.
Agenda completa das atividades:
Exposição Pergunte ao Tempo
Pergunte ao Tempo é uma exposição fotográfica que traz registros marcantes dos 50 anos de Médicos Sem Fronteiras. As imagens, recentes e antigas, misturam o passado e o presente, deixando evidente que muitas crises humanitárias se repetem ao longo dos anos. Em mais de cinco décadas desde que a organização foi criada, o que mudou? Essa exposição tem muito a dizer.
De: 30/07 a 25/08
Local: Shopping Recife, térreo – próximo ao Medical Center.
Horário: 9h às 22h de segunda a sábado / 12h às 21h aos domingos
Endereço: R. Padre Carapuceiro, 777 – Boa Viagem, Recife.
Gratuito.
Palestra | Trabalhe com MSF
Tem interesse em trabalhar com Médicos Sem Fronteiras, mas não sabe como? Quer descobrir como é o dia a dia nos projetos no Brasil e ao redor do mundo com quem viveu essa experiência? Esse encontro é para você! Profissionais e recrutadores vão contar como é atuar em MSF e como você pode se candidatar a uma vaga.
Data: 31/07
Horário: 19h
Local: Cinema da Fundação – Derby / sala Aloísio Magalhães.
Grátis.
Para participar, inscreva-se aqui. Vagas sujeitas a lotação do espaço.
Debate | Os impactos da emergência climática nas populações vulnerabilizadas
À medida que o Brasil e o mundo enfrentam desafios cada vez mais urgentes relacionados às emergências climáticas, é essencial compreender como a saúde pública e as diferentes populações estão sendo impactadas. Esse debate traz especialistas, médicos e acadêmicos para discutir quais são os impactos das emergências climáticas na saúde e quais são as soluções sustentáveis para enfrentar o problema.
Data: 01/08/24
Horário: 9h
Local: Auditório da Fiocruz PE (Universidade Federal de Pernambuco – Campus da UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, s/n – Cidade Universitária, Recife – PE).
Grátis.
Para participar, inscreva-se aqui. Vagas sujeitas a lotação do espaço.
Documentários com Debate | Gaza: juventude sob ocupação (2022) / Gaza antes de 7 de outubro (2024)
Sessão de cinema, com apresentação de dois documentários, seguida de debate. O primeiro, “Gaza: juventude sob ocupação”, de 2022, retrata a vida dos adolescentes na Faixa de Gaza, que nasceram durante o período de bloqueios, conflitos e escassez de itens essenciais. Em “Gaza antes de 7 de outubro”, o público assiste ao curta-metragem filmado em maio de 2023, que mostra alguns dos muitos desafios para se viver na região sitiada por Israel antes dos ataques de 7 de outubro. Após a exibição, haverá um debate sobre os filmes e sobre a atual escalada da guerra em Gaza.
Data: 02/08/24
Horário: 19h
Local: Cinema da Fundação – Derby
Endereço: Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife.
Grátis
Para participar, inscreva-se aqui. Sujeito a lotação do espaço.
Feira da Aurora
MSF estará presente na feira com stand cheio de atividades. O público poderá fazer uma viagem imersiva nos projetos de MSF ao redor do mundo sem sair de Recife, através dos óculos de realidade virtual. Também haverá distribuição de brindes e contação de histórias para crianças.
Data: 03/08
Horário: de 15h às 18h
Local: Rua da Aurora em frente à SEPLAG, 1377, Recife
Atividade gratuita e aberta ao público.
Circuito SESC de Corrida
Celebrando a atividade física e a saúde, MSF marcará presença com um stand cheio de novidades e informações para o público presente. Faça uma visita após a corrida!
Data: 03/08
Horário: de 17h30 às 20h
Local: Av. Rio Branco, s/n Recife Antigo
Atividade gratuita e aberta ao público presente, tanto inscritos na corrida quanto público passante.
ACESSE TAMBÉM
Maioria dos médicos brasileiros enfrentam o Burnout
KFSH&RC Lidera a Revolução Global da Saúde com IA e Robótica
Terra Indígena Yanomami conta com novas instalações para cuidar da saúde dentro de seu território