Música

Mateus Aleluia lança Fogueira Doce em vinil

Mateus Aleluia explora raízes baianas em Fogueira Doce, segundo trabalho do artista, lançado em 2017, com a participação especial de seus filhos Mateus Aleluia Filho e Fabiana Aleluia 

Lançado em 2017, o álbum Fogueira Doce ganha edição especial em vinil pela gravadora Rocinante Três Selos, disponível a partir do dia 07 de maio. O segundo álbum do cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana do Brasil, Mateus Aleluia, é uma peça fundamental da música afro-barroca e traz a participação de seus filhos Mateus Aleluia Filho e Fabiana Aleluia para cantar a Bahia e toda sua ancestralidade.

A jornada até o lançamento de Fogueira Doce foi marcada por uma série de experiências e descobertas. Aleluia iniciou sua carreira integrando Os Tincoãs, grupo vocal pioneiro na expressão da diversidade musical africana no Brasil. Essa experiência foi fundamental para sua evolução artística, culminando em seu trabalho solo e, finalmente, no lançamento deste álbum emblemático.

Fogueira Doce começa com “Eu vi Obatalá”, onde a voz envolvente de Aleluia narra seu encontro com Obatalá, a divindade criadora na mitologia iorubá. A faixa-título do álbum, “Fogueira Doce”, celebra a beleza da capital de Angola em meio a ritmos encantadores dos atabaques. Essa jornada espiritual de Aleluia continua com “Ó virgem! Vire leão”, onde ele declara sua nova força interior.

Uma das faixas mais marcantes do álbum, “Esotérica chapada”, mergulha em reinos psicodélicos, questionando teorias sobre alienígenas antigos enquanto abraça o divino. Em “Sonhos de crioula”, Aleluia revisita sua amada Angola, enquanto em “De tudo isso, eu sou” celebra a diversidade entre religiões e crenças, mesclando alegria exuberante com reflexões profundas.

O álbum encerra de forma sublime com “O serpentear da natureza”, onde as vozes de Mateus e Fabiana Aleluia se entrelaçam em cânticos iorubás, simbolizando não apenas o encerramento, mas também o início de uma jornada cíclica de vida e música.

A edição especial de Fogueira Doce pela Rocinante Três Selos é em vinil duplo 180g mesclado em vermelho e verde, e inclui capa dupla, letras e texto do jornalista e escritor Bento Araujo, autor da série de livros Lindo Sonho Delirante.

Sobre Mateus Aleluia- Mateus Aleluia é um renomado cantor, compositor e pesquisador da ancestralidade musical pan-africana do Brasil. Sua trajetória musical tem suas raízes no Recôncavo Baiano, especificamente na cidade de Cachoeira, um verdadeiro tesouro histórico e cultural, sendo um patrimônio tanto cultural quanto arquitetônico. Nesse contexto de riqueza cultural, Mateus Aleluia emergiu como uma voz singular, profundamente enraizada na herança musical e linguística dos povos africanos que influenciaram o Brasil.

Em 1962, Aleluia passou a integrar Os Tincoãs, considerado o primeiro grupo vocal a expressar, na história da MPB, a herança musical e linguística de diferentes povos africanos que aportaram no Brasil. Durante uma turnê em Angola em 1983, acompanhando Martinho da Vila, Mateus encontrou uma outra Bahia em Angola, onde mergulhou nas raízes culturais africanas, permanecendo no país pelos próximos 20 anos como professor e pesquisador. Foi somente em 2009, ao retornar ao Brasil, que Aleluia iniciou sua carreira solo com o lançamento de Cinco Sentidos, seu primeiro álbum solo.

Projeto Rocinante Três Selos- A paixão pelo vinil une três grandes nomes do mercado nacional em uma colaboração inédita. A fábrica Rocinante, localizada em Petrópolis, agora prensará uma seleção exclusiva de discos a partir de novembro, em uma parceria com a Três Selos. Esta curadoria, licenciada pela própria Rocinante, conta também com a contribuição da Tropicália Discos, uma loja icônica do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de expertise na divulgação da música brasileira.

Essas referências do mercado se unem para apresentar com excelência algumas das obras mais marcantes da música brasileira, incluindo nomes consagrados como Chico César, Gilberto Gil, Pabllo Vittar, Hermeto Pascoal, Novelli, Tulipa Ruiz, Céu e Baiana System. Com um projeto gráfico inovador e utilizando as melhores prensas de vinil do país, essa parceria promete elevar ainda mais a música brasileira, celebrando sua riqueza e diversidade em cada lançamento.

VEJA TAMBÉM

“Canto das Ditas” celebra força e história das mulheres de Cidade Tiradentes

Alexandre Perobelli lança ficção “Diário de Carol”

BATEKOO anuncia turnê 2024 celebrando cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+

    Mariana Layme

    Recent Posts

    Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

    Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

    2 dias ago

    Paula Klien lança livro com eventos no Rio e em São Paulo

    A artista plástica carioca Paula Klien estreia na literatura com a publicação de Todas as…

    2 dias ago

    Rhenin lança “Adrenalina” convidando público a enfrentar suas angústias

    Com sonoridade enraizada no rock, cantor revela que faixa surgiu em momento difícil após gravações…

    2 dias ago

    Exposição inédita dos Heróis DC chega a São Paulo em junho

    A partir do dia 20 de junho, a exposição dedicada a homenagear os super-heróis e…

    3 dias ago

    Viação Santa Cruz leva passageiros ao Flipoços

    A Viação Santa Cruz realizou uma parceria com a organização do Festival Literário Internacional de…

    3 dias ago

    Mudanças climáticas nos forçarão a repensar e construir uma sociedade mais sustentável e justa

    O relatório de avaliação climática do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas publicado em 2015, já…

    3 dias ago