Sociedade

‘maquie&crie’ oferece oficinas gratuitas de maquiagem artística e figurino

Projeto será realizado em escolas públicas e instituições do 3º setor de vários estados do Brasil. Nos últimos meses passou pelo Instituto Anchieta Grajaú, Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, Espaço Caixa Preta, Escola Estadual Elza Orsini de Carvalho e Escola Estadual Fabio Barreto Doutor, em São Paulo. A programação segue ainda pelo Paraná, Espírito Santo e Bahia

maquie&crie leva a jovens do Ensino Médio de vários estados brasileiros oficinas de maquiagem artística e figurino, além de um importante ciclo de palestras sobre empreendedorismo. O objetivo é qualificá-los para atuarem no mercado artístico-cultural e incentivar a construção de trajetórias mais autônomas.
Durante os meses de maio e junho, o projeto ocupa o Instituto Anchieta Grajaú, a Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, o Espaço Caixa Preta e a Escola Estadual Fabio Barreto Doutor, em São Paulo.

Até novembro de 2023, uma série de outras escolas públicas e também instituições do 3º setor dos estados de São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia receberão a iniciativa destinada, sobretudo, aos estudantes de 15 a 18 anos; professores e educadores das instituições atendidas também poderão participar. Paralelamente, será disponibilizado um material de apoio em formato digital a todos aqueles, de qualquer canto do país, que tiverem interesse.

“O maquie&crie pretende cumprir um papel inspiracional para a carreira de estudantes do Ensino Médio, apontando possíveis caminhos profissionais relacionados ao universo das artes cênicas, da economia criativa, da cultura e do empreendedorismo”, afirma Ítalo Azevedo, gestor cultural da Muda Cultural, produtora responsável pela realização do projeto..

Ao todo, serão 8 oficinas atendendo ao total 150 jovens por localidade; 4 para professores/educadores das regiões de circulação; 8 palestras sobre empreendedorismo direcionadas aos participantes das oficinas, pais e/ou familiares e educadores; e 5 videoaulas publicadas no site do maquie&crie.

Durante o período formativo, artistas e empreendedores ministrarão um ciclo de palestras guiadas pelos temas: “Economia Criativa e Contextualização Histórica”, “Você sabe o que é um Backstage?”, “Aprofundamento ao figurino – Carreira, mercado e oportunidades”, “A rotina profissional do maquiador”, “Empreender na prática – primeiros passos de sua empresa”, “Promovendo seus produtos e serviços – Como apresentar o seu negócio?”, “Gestão de carreira – O mercado da maquiagem no Brasil atual” e “Como transformar ideias em projetos?”.

A ação já passou pelo Instituto Anchieta Grajaú, Escola Estadual Sebastião de Souza Bueno, Espaço Caixa Preta, Escola Estadual Elza Orsini de Carvalho e Escola Estadual Fabio Barreto Doutor, em São Paulo. Em agosto e setembro, o maquie&crie chega na Estação Conhecimento, em Serra, e Colégio Lindaura, em São José dos Pinhais.

maquie&crie é uma realização da Muda Cultural, com coordenação pedagógica de Tiça Camargo. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário.


Para mais informações, acesse: http://maquiecrie.com.br

SOBRE A COORDENADORA PEDAGÓGICA

Visagista e caracterizadora atuante há 12 anos no mercado artístico (teatro, TV e cinema), Tiça é especializada na produção de óperas, balés e grandes espetáculos. Desde 2011 atua nas temporadas líricas do Theatro Municipal de São Paulo, onde a partir de 2016 passou a ser visagista residente. Atuou em projetos de cinema como os longas-metragem “Hebe – A Estrela do Brasil” e “Vai Que Dá Certo 2”, dirigidos por Maurício Farias, e “45 do Segundo Tempo”, com direção de Luiz Villaça. No universo da dança, Tiça realizou diversos títulos com o Balé da Cidade de São Paulo.

Atua com treinamento e preparo de jovens da periferia para inseri-los no departamento de visagismo e caracterização nas artes cênicas, bem como treinamento e preparo do elenco artístico através de oficinas e cursos de formação livre de visagismo e maquiagem artística. Atua também na criação, produção e fabricação de adereços, perucas e postiços. Em paralelo, desenvolve o projeto “Naturalização da Beleza”, há seis anos em atividade, que atua como um tratamento terapêutico de beleza, considerando a beleza e seus aspectos num formato holístico e integrativo.

SOBRE A MUDA CULTURAL

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.

Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.

Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.

SOBRE O GRUPO BOTICÁRIO

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, BeautyBox, Vult, O.u.i, Dr. JONES, Truss e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold e sua divisão para o mercado B2B, chamada MultiB. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 15 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 64 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br.

    Assessoria Bianco

    Recent Posts

    Baile do Menino Deus terá um José sanfoneiro que recita Manuel Bandeira

    A representação de José na montagem caberá ao pesquisador, poeta, brincante e sanfoneiro paraibano Lucas…

    2 horas ago

    Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

    Na tarde de sábado (16/11), durante a 12ª edição da Tattoo Week SP, foram coroados…

    2 horas ago

    Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

    Após seis anos com o canal no YouTube, a Vervi Assessoria de Imprensa e Comunicação,…

    2 horas ago

    Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

    A Yungas, negócio que oferece soluções tecnológicas para otimizar a gestão e a comunicação de…

    3 horas ago

    Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

    Na 12ª edição da Tattoo Week, um dos maiores eventos de tatuagem do mundo, o…

    3 horas ago

    Turismo no Rio de Janeiro apresenta forte crescimento

    O turismo no Rio de Janeiro apresentou um forte crescimento no número de turistas estrangeiros.…

    4 horas ago