Patrocinado pelo Grupo Boticário, projeto audiovisual busca facilitar a trajetória autônoma de jovens por meio de aulas com conceitos teóricos e práticos
Depois de promover oficinas presenciais e palestras para mais de 400 estudantes de escolas públicas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, o projeto maquie&crie, que busca qualificar jovens para atuar no mercado artístico-cultural e difundir os temas da maquiagem cênica e figurino, dá mais um passo e expande seu alcance para o formato online. A partir desta quinta-feira (16), a iniciativa lança uma série de videoaulas gratuitas com conceitos teóricos e práticos sobre técnicas de preparação da pele, luz e sombra, maquiagem artística, criação de personagens e figurinos.
Os lançamentos acontecem sempre às quintas, nos dias 16, 23 e 30 de novembro, e podem ser acessadas pelo site do maquie&crie ou pelo youtube da Muda Cultural, agência realizadora do projeto. No total, serão veiculadas sete videoaulas, das quais cinco são focadas no ensino da maquiagem cênica e conduzidas pela maquiadora e visagista Tiça Camargo.
Nesta primeira parte da série, o público será introduzido às etapas iniciais da maquiagem cênica – higienização, hidratação, proteção e utilização do Primer -, à identificação do tom e subtom da pele e à harmonização das cores no rosto. Depois, entram os conceitos de luz e sombra, cores e profundidade, contornos e iluminação. A terceira aula é dedicada aos cílios postiços, aos cuidados, preparo e truques de aplicação. E, então, chega-se ao nascimento das personagens, ao visagismo, à construção artística e à execução da maquiagem cênica nas aulas quatro e cinco.
A segunda parte da série é formada por duas videoaulas dedicadas aos processos do figurino, apresentadas pela cenógrafa e figurinista Laura Françozo. Aqui, o público aprenderá sobre o que é ser figurinista, pesquisas de referências visuais, interação entre cenário e luz, além de estudar casos de séries e filmes, e as diferenças entre os figurinos para palco e câmera.
“Após um ano letivo de atividades espalhadas por quatro regiões do Brasil e observando o entusiasmo das turmas, poder alcançar mais pessoas com estas atividades é muito gratificante”, comenta Ítalo Azevedo, idealizador da Muda Cultural. “O objetivo é complementar o que foi visto em sala pensando nas turmas já atendidas pelo projeto, além de disponibilizar conteúdos gratuitos para o público interessado nos universos da maquiagem cênica e figurino. Para a Muda Cultural, significa um fechamento com chave de ouro do projeto maquie&crie”, completa Ítalo.
maquie&crie é uma realização da Muda Cultural. O projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Grupo Boticário.
Confira a programação completa das videoaulas:
Primeira parte – Maquiagem Cênica
Dia 16/11: Aula 1 – Introdução à maquiagem cênica
Dia 16/11: Aula 2 -Luz e Sombra
Dia 16/11: Aula 3 – Cílios postiços
Dia 23/11: Aula 4 – Como nascem as personagens
Dia 23/11: Aula 5 – Maquiagem Artística
Segunda parte – Figurino
Dia 30/11: Aula 1 – Introdução ao processo de criação
Dia 30/11: Aula 2 – Figurino Histórico e figurino para diferentes meios
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por meio das leis de incentivo.
Há mais de 15 anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimento social privado ou na concepção e desenvolvimento de projetos.
Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…
A China opera estações espaciais desde 2011 e vem realizando conquistas importantes e desafiadoras por…