Manual de Edição em Jornalismo Científico foi produzido por especialistas em cobertura de ciência do mundo todo, guia para repórteres e editores ganha edição voltada ao Brasil
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com o Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, lançou nesta sexta-feira (5), o “Manual de Edição em Jornalismo Científico” em português.
O guia, que reúne conteúdo inédito e pouco difundido no Brasil, visa auxiliar repórteres e editores envolvidos na produção jornalística de ciência nas diferentes plataformas de mídia.
“O manual é um recurso importante que foi produzido por profissionais de jornalismo científico da mais alta expertise no mundo, por isso ficamos felizes de disponibilizá-lo aos jornalistas e editores brasileiros”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira.
“Acreditamos que esse pode ser um dos livros de cabeceira dos repórteres que cobrem ciência no Brasil”, diz Felizi.
O lançamento da versão traduzida é parte do projeto “Jornalismo Científico: como melhorar a cobertura da ciência”, curso online aberto e gratuito do Centro Knight apoiado pelo Serrapilheira. O instituto tem entre as suas apostas a divulgação científica, frente em que já apoiou 57 projetos.
O jornalista e instrutor do curso, Thiago Medaglia, apresentou um webinar com a participação da equipe de jornalistas científicos brasileiros responsável pelas adaptações do manual para o Brasil: André Biernath, Juliane Duarte, Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues.
Sobre o Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, além de fomentar uma cultura de ciência no país, a instituição atua com dois focos principais: ciência e divulgação científica.
No âmbito da ciência, o Serrapilheira, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Quanto à divulgação científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia.
Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou 139 projetos de pesquisa e 57 projetos de divulgação científica, nos quais foram investidos mais de R$ 50 milhões oriundos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões.
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
Desde o dia 31 de maio de 2024, a Prevent Senior deixou de comercializar planos…
A Xsolla, uma empresa internacional de comércio de videogames, a cidade metropolitana de Busan e…
TÓQUIO, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Asahi Group Holdings, Ltd. anuncia o lançamento…
DURHAM, Carolina do Norte, Nov. 21, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Velocity Clinical Research, organização…
A SIAL Paris, a Exposição Internacional de Alimentos, concluiu uma edição recorde em 23 de…