Imagem de Mike Ramírez por Pixabay
Manual de Edição em Jornalismo Científico foi produzido por especialistas em cobertura de ciência do mundo todo, guia para repórteres e editores ganha edição voltada ao Brasil
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com o Instituto Serrapilheira, primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil, lançou nesta sexta-feira (5), o “Manual de Edição em Jornalismo Científico” em português.
O guia, que reúne conteúdo inédito e pouco difundido no Brasil, visa auxiliar repórteres e editores envolvidos na produção jornalística de ciência nas diferentes plataformas de mídia.
“O manual é um recurso importante que foi produzido por profissionais de jornalismo científico da mais alta expertise no mundo, por isso ficamos felizes de disponibilizá-lo aos jornalistas e editores brasileiros”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira.
“Acreditamos que esse pode ser um dos livros de cabeceira dos repórteres que cobrem ciência no Brasil”, diz Felizi.
O lançamento da versão traduzida é parte do projeto “Jornalismo Científico: como melhorar a cobertura da ciência”, curso online aberto e gratuito do Centro Knight apoiado pelo Serrapilheira. O instituto tem entre as suas apostas a divulgação científica, frente em que já apoiou 57 projetos.
O jornalista e instrutor do curso, Thiago Medaglia, apresentou um webinar com a participação da equipe de jornalistas científicos brasileiros responsável pelas adaptações do manual para o Brasil: André Biernath, Juliane Duarte, Mariana Lenharo e Meghie Rodrigues.
Sobre o Instituto Serrapilheira
O Instituto Serrapilheira é a primeira instituição privada, sem fins lucrativos, de fomento à ciência no Brasil. Criado para valorizar o conhecimento científico e aumentar sua visibilidade, além de fomentar uma cultura de ciência no país, a instituição atua com dois focos principais: ciência e divulgação científica.
No âmbito da ciência, o Serrapilheira, além de identificar e apoiar pesquisas de excelência de jovens cientistas, promove treinamentos e eventos de integração. Quanto à divulgação científica, o instituto identifica e dá suporte a projetos profissionais de jornalismo e mídia.
Desde sua criação, o Serrapilheira já apoiou 139 projetos de pesquisa e 57 projetos de divulgação científica, nos quais foram investidos mais de R$ 50 milhões oriundos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões.
Álbum marca nova fase da artista, que assina a produção e estreia trilogia audiovisual com…
Faixa dançante chega acompanhada de videoclipe inspirado na estética das pin-ups dos anos 60 …
A Capcom Co., Ltd. (TOKYO:9697) anunciou hoje que o Street Fighter 6 e o Kunitsu-Gami:…
ZAPI GROUP, líder mundial em eletrificação, irá apresentar suas soluções de última geração para eletrificação…
Embora a maior preocupação dos pais ainda seja com a decoração e alimentação durante uma…
A Hill's Pet Nutrition, especializada em nutrição de cães e gatos, lança no mercado brasileiro…