Loreta lança seu primeiro disco solo “Antes Que Eu Caia” com produção musical de Maria Beraldo
Em uma jornada ousada e envolvente pelo eu interior, álbum propõe uma desconstrução da sonoridade tradicional para caminhos mais experimentais, marcando a nova fase da carreira da artista
“Antes Que Eu Caia” marca um momento significativo na carreira da Loreta, apresentando abordagem única e ousada às suas composições, ao mesmo tempo que oferece uma experiência musical imersiva, onde as narrativas das cordas se entrelaçam harmoniosamente com as melodias e letras das canções.
“O fio condutor para esse projeto foi criar diferentes pontos de vista sobre o diálogo entre o quarteto de cordas com a voz. Sempre com o protagonismo equilibrado entre nós, as linhas das cordas traçam narrativas tão importantes quanto as melodias e letras das canções”, explica Loreta.
“Antes Que Eu Caia” é o primeiro álbum solo da artista e conta com a participação das cantoras e compositoras Jadsa (Salvador, BA) e Anná (Mococa, interior de SP), trazendo uma dimensão extra ao trabalho, enriquecendo ainda mais sua paleta sonora e seu significado emocional.
“São parcerias que me inspiram e me influenciam muito musicalmente. Trazê-las para esse registro é um orgulho enorme para mim e também um gesto de agradecimento e memória a tudo que caminhamos juntas”, ressalta.
Para a produção, Loreta escolheu Maria Beraldo. “Escolhi chamá-la para produzir e arranjar esse disco porque achei que ela era a pessoa ideal para isso. Maria tem uma pesquisa muito forte da música popular brasileira, assim como de sonoridades mais experimentais, modernas e sempre vi ela juntando essas pesquisas de um jeito muito corajoso e autêntico”.
A colaboração entre as duas resulta em um repertório que desafia as fronteiras das sonoridades tradicionais, nos proporcionando algo “ousado e imersivo”, como a própria Loreta define, além de capturar a essência de seu processo de criação e a intenção por trás de cada faixa, oferecendo aos ouvintes uma jornada musical que é, ao mesmo tempo, emocionante e envolvente.
“O que protagoniza esse disco é o movimento de curiosidade e necessidade constante de olhar para dentro de si e ao redor, sempre nesse ritmo de dentro/fora, fora/dentro para tentar deixar a vida um pouco mais fácil e interessante”, ressalta Loreta.
“O álbum é para quem gosta de sentir uma coisinha nova, às vezes estranha, às vezes aconchegante, bonita, incômoda”. Entre as principais referências musicais, Sílvia Pérez Cruz, Dominguinhos, Alcione, The Staves e as já citadas Maria Beraldo e Jadsa.
“Antes Que Eu Caia” conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, EDITAL PROAC Nº 15/2022 – Música Popular / Gravação de Álbum.
O show de estreia está programado para o dia 24/09, domingo, às 18h, no Teatro Décio de Almeida Prado, do Centro Cultural da Diversidade.